PlayStation 4 terá mais vantagens quando comparado à Xbox One

PlayStation 4 terá mais vantagens quando comparado à Xbox One

Na prática, um game bem desenvolvido teria facilidade de tirar proveito dessas duas virtudes, resultando em diversos benefícios.

O PlayStation 4 possui uma tecnologia inovadora que o dará vantagens sobre seu concorrente, o Xbox One. De acordo com a AMD, o console da Sony adota uma memória unificada para o processador (CPU) e a placa de vídeo (GPU). O novo modelo, chamado de hUMA, permite que os dois componentes troquem informações de maneira mais eficiente, o que se traduz em maior velocidade e, com o passar do tempo, pode significar uma vantagem do PS4 sobre o Xbox One.

A memória compartilhada reduz o tempo gasto pelo sistema para trocar informações entre processador e a GPU. Na prática, um game bem desenvolvido teria facilidade de tirar proveito dessas duas virtudes, resultando em diversos benefícios, como melhorias gráficas e menos quedas de frames, por exemplo.

Em comparação, o Xbox One usa uma arquitetura que não oferece esse tipo de memória mais refinada (até o momento, nem Microsoft e nem AMD discutiram a presença, ou não, do hUMA no console). Isso significa que CPU e GPU do Xbox One, apesar de bastante poderosas, terão um pouco mais de dificuldade em compartilhar suas tarefas usando a memória disponível e, consequentemente, não atingirão os mesmo resultados que o console rival.

Sendo assim, as configurações do Xbox One limitam as possibilidades dos desenvolvedores e, com o tempo, o sistema pode se mostrar menos eficiente que o do console da Sony. A expectativa é de que essa diferença entre PS4 e Xbox One seja imperceptível nos primeiros anos da nova geração, mas, conforme novos games e engines comecem a explorar mais e mais dos novos videogames, o hUMA tende a dar vantagem ao PlayStation 4.

Fonte: tech tudo