Prefeitura promove ações para diminuir focos de queimadas

Umidade relativa do ar em Teresina atingiu a marca dos 14%.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina promoveu na manhã deste sábado, 15, a 39ª edição da Operação Faxina nos Bairros, que visa, prioritariamente, combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Porém, com o aumento das queimadas na cidade, o foco da ação também está voltado a diminuir quantidades de lixos próximos às residências para, assim, diminuir também possíveis focos de queimadas.

A umidade relativa do ar em Teresina atingiu a marca dos 14%, considerada baixíssima. Esse fator, aliado às queimadas nesse período na cidade, tem refletido negativamente na saúde dos teresinenses e deixado os órgãos de saúde em alerta. “A população precisa ficar atenta e criar o hábito de manter sua residência e arredores sempre limpos. As atitudes rotineiras trazem muitos benefícios à saúde. Um local limpo não tem potenciais criadouros de mosquito, assim como não tem possíveis focos de queimadas”, explicou Oriana Bezerra, gerente do Centro de Zoonoses de Teresina.

Ao todo 4.402 toneladas de lixo já foram recolhidas por toda a capital durante a Operação Faxina nos Bairros, que acontece desde dezembro de 2015. A ação é uma parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano e é organizada em forma de mutirão de limpeza e educação, com participação de toda a comunidade, acontecendo todos os sábados.

“O diferencial da faxina para a limpeza de rotina é que as equipes de limpeza também recolhem materiais de grande porte, como móveis e eletrodomésticos sem serventia”, afirmou Oriana Bezerra.

Além da coleta, é realizada capina e uma caminhada educativa, de porta em porta, em que são distribuídos panfletos e dadas orientações à população. “Achei muito interessante esta ação aqui no bairro. Muitas vezes nós guardamos coisas que acabam acumulando água e as chuvas estão chegando. Temos que prevenir, como me disse a agente de saúde”, falou dona Pedrina Araújo, moradora da Santa Maria da Codipi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES