Prefeituras começam a usar app para receber reclamação popular

Curitiba já recebe pedidos; até o fim de abril, Teresina e Cuiabá também

Aplicativo para iPhone e iPad, Colab começa a ser usada por prefeituras | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reclamar de algum problema na cidade via aplicativo instalado no smartphone e receber um posicionamento da prefeitura já é algo que ocorre em uma capital brasileira e está prestes a funcionar em outras duas.

Na semana passada, a prefeitura de Curitiba(PR) e o app Colab firmaram uma parceria. Assim, as reclamações e sugestões registradas no sistema do programa são direcionadas diretamente ao poder público, e o cidadão acompanha a resolução do problema.

De acordo com o Colab, ainda esse mês outras duas capitais, Teresina (PI) e Cuiabá (MT), e a cidade de Rondonópolis, também em Mato Grosso, começarão a utilizar a ferramenta. Além disso, há negociação com outras 50 cidades.

Alguns municípios já utilizavam o Colab como um canal informal de contato, mas agora elas começam a institucionalizar o aplicativo, tornando-o um meio oficial de levar pleitos ao poder público.

"A gente busca fazer gestão colaborativa: uma gestão da cidade em que as prefeituras procurem a colaboração do cidadão no dia-a-dia", explica Gustavo Maia, um dos sócios fundadores do Colab.

Em 2013, o Colab derrotou israelenses e norte-americanos e foi eleito o melhor aplicativo urbano do mundo. Presente na web ou sob a forma de app (para Android e iOS), o Colab permite que os cidadãos fiscalizem ou avaliem serviços e instalações públicas ou ainda que proponham alterações neles.

Melhor do mundo

O Colab nasceu como uma rede social onde comunidade podia apontar a existência de um buraco em uma rua ou a iluminação deficiente de um local. Com a parceria com uma prefeitura, essas queixas são direcionadas diretamente ao departamento responsável.

Segundo Gina Paladina, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, é preciso "ousadia coletiva" da administração pública para levar o tradicional "Fale Conosco" para o mundo dos aplicativos, "porque é uma solução sistêmica".

Em uma semana de funcionamento, mais de 130 solicitações haviam sido encaminhadas à prefeitura pelo Colab, das quais 40 foram destinadas ao departamento responsável pela resolução do problema e nove, resolvidas.

Inteligente

"O Colab é um sistema inteligente porque já faz a triagem por tema e além disso trabalha num sistema de georeferenciamento", explica Paladina.

Focada em criar um ambiente para novos negócios florescerem, a Agência Curitiba de Desenvolvimento é um dos órgãos da administração municipal envolvidos no projeto de transformação da capital paranaense em uma cidade digital, no qual a participação dos cidadão via aplicativo é uma de suas ações.

As postagens no Colab já são classificadas em alguma área abrangida pela administração municipal, como saúde e educação, e são automaticamente localizadas dentro da cidade. Para Paladina, isso é fundamental. "Se há uma concentração muito grande de demandas de saúde em um local, além de ter uma resposta para essa reclamação, é bom ver o que ocorre lá", exemplifica Paladino.

Em Curitiba, o sistema chega a gerar um protocolo para que os cidadãos acompanhem o andamento da solução do problema. Operará por seis meses até que sua permanência seja decidida. As reclamações sobre a capital paranaense podem ser feitas diretamente na página da prefeitura de Curitiba no Facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES