Projeto utiliza LEDs em guitarras para ensinar novos músicos

Projeto utiliza LEDs em guitarras para ensinar novos músicos

Batizado de Tabber, o acessório acrescenta um conjunto de LEDs no braço de qualquer instrumento de cordas

Aprender a tocar um instrumento musical pode não ser uma tarefa fácil, mas um dispositivo promete trazer uma ajuda considerável nos estudos práticos de violão e guitarra. Batizado de Tabber, o acessório acrescenta um conjunto de LEDs no braço de qualquer instrumento de cordas. O usuário pode escolher o que deseja treinar ou tocar através de um app disponível para iPhone ou iPad.

Depois de escolher a técnica que se quer praticar e posicionar o Tabber de forma correta, por baixo das cordas, as luzes se acendem marcando as casas que devem ser visadas. É possível também acompanhar músicas reais, com opções para reduzir e aumentar a velocidade de acordo com a sua habilidade. Entre acordes, músicas e escalas formadas por notas MIDI que podem ser exploradas pelo sistema, os LEDs se comunicam com o aplicativo através de uma placa Arduino.

A tecnologia é controlada via Bluetooth e alimentada por uma bateria de íons de lítio. O kit contém 13 tiras de luzes com baixa percepção tátil e que não afetam o som original do instrumento.

Segundo os idealizadores, o Tabber deve se manter como uma plataforma de código aberto. Como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, a ideia é fazer com que um bom número de pessoas tenha acesso e teste o sistema, a fim de trazer melhorias ao produto.

Para que o gadget se tornasse realidade, era preciso conseguir US$ 45 mil no Kickstarter, aproximadamente R$ 82 mil. O projeto foi publicado no site no início deste mês, mas seu processo de arrecadação foi cancelado. Em resposta, a empresa alegou que a decisão de encerrar a captação foi para que o produto fosse melhor explorado.

As novidades do projeto podem ser acompanhadas no blog Music Everywhere. O Tabber foi apresentado durante o Music Hack Day, evento que aconteceu nos Estados Unidos e reuniu diversos aplicativos associados à música e tecnologia.


Projeto utiliza LEDs em guitarras para ensinar novos músicos

Fonte: techtudo.com.br