Protótipo de implante manda resultado de exames de sangue para celular

Protótipo de implante manda resultado de exames de sangue para celular

Trata-se de um dispositivo minúsculo que, ao ser colocado sob a pele, consegue realizar uma análise laboratorial sanguínea completa

Cientistas da EPFL, na Suíça, anunciaram na última quarta-feira (20) que estão desenvolvendo um protótipo de implante na pele capaz de fazer exames sanguíneos e enviar os resultados para um smartphone via Bluetooth. Trata-se de um dispositivo minúsculo que, ao ser colocado sob a pele, consegue realizar uma análise laboratorial sanguínea completa, informando desde níveis de açúcar e colesterol até o impacto de tratamentos médicos, como a quimioterapia.

Apesar de pequeno, o aparelho conta com cinco sensores capazes de detectar cinco tipos de proteínas e ácidos orgânicos importantes para indicar o estado de saúde do indivíduo. Além disso, estão integrados no módulo um transmissor de rádio e um sistema de fornecimento de energia. Dessa forma, utiliza-se um adesivo sobre a pele que, além de energizar o implante, recebe as informações e as transmite diretamente para o smartphone (ou tablet) do médico responsável.

De acordo com os cientistas, o dispositivo poderia prever um ataque cardíaco no paciente através da análise das substâncias liberadas pelo coração na corrente sanguínea horas antes do evento. Este protótipo ainda está sendo testado em laboratório, mas está provando ser confiável nos métodos tradicionais de análise. A expectativa dos pesquisadores é de que o sistema esteja comercialmente disponível em quatro anos.

Fonte: tech tudo