PT diz que bloqueio de contas de Lula é uma decisão 'mesquinha'

Partido divulgou nota nesta quarta criticando a decisão de juiz

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O PT divulgou nota nesta quarta-feira (19) criticando a decisão do juiz Sergio Moro, responsável por processos da Operação Lava Jato no Paraná, de bloquear as contas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sequestrar seus bens. Para o partido, Moro fez uma determinação "mesquinha" para "vingar-se de um inocente" em "um caso típico de retaliação".

O partido também lista o que considera como contradições de Moro na sentença em que condenou Lula no chamado processo do tríplex do Guarujá (SP), proferida no dia 12, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa do ex-presidente afirma que não há provas dos crimes dos quais o petista é acusado.

"Ele [Moro] condenou Lula por ser o suposto dono do imóvel, mas fugiu à prova da inocência, argumentando que a propriedade não seria relevante para o caso, Reconheceu que a construção do prédio foi financiada por um fundo gerido pela Caixa, mas, contraditoriamente, condenou Lula alegando que a obra teria sido paga por uma suposta conta de propinas. E, mesmo admitindo que Lula não recebeu recursos desviados da Petrobrás, condenou Lula a ressarcir a estatal em R$ 16 milhões", diz a nota..

Para o PT, "Moro mostrou mais uma vez que não tem equilíbrio, discernimento, nem a necessária imparcialidade para julgar ações relativas ao ex-presidente Lula. O partido afirma ainda que "Lula é vítima da mais avassaladora perseguição judicial, midiática e política que já se viu neste País"  e que "vai reagir, por todos os meios, para impedir que se consume essa violência inominável.".

A defesa do petista também divulgou nota em que considera a decisão como "ilegal e abusiva". Para os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, a decisão de Moro tira do petista " a disponibilidade de todos os seus bens e valores, prejudicando a sua subsistência, assim como a subsistência de sua família". e que é "mais uma arbitrariedade dentre tantas outras já cometidas pelo mesmo juízo" contra o ex-presidente.

"Somente a prova efetiva de risco de dilapidação patrimonial poderia justificar a medida cautelar patrimonial", afirmam.

Segundo os advogados, há uma contradição entre o fato de Moro ter "reconhecido que Lula não foi beneficiado por valores provenientes de contratos firmados pela Petrobras (...)...e que não recebeu efetivamente a propriedade do tríplex" e afirmado "que o bloqueio de bens e valores seria necessário para assegurar o cumprimento de reparação" de danos à estatal.

Entre os bens sequestrados por ordem de Moro estão três apartamentos em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, sendo um deles a residência do ex-presidente, um terreno na mesma cidade e dois automóveis.

O juiz também ordenou o bloqueio de R$ 606.727,12 depositados em quatro contas bancárias do ex-presidente. O bloqueio foi efetuado pelo Banco Central..



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES