Quais são os sinais de degradação de um disco DVD e como conservar?

Apesar de ser um problema que ninguém quer ter, existe uma série de formas de prevenir o dano e algumas outras de remediá-lo

Quem nunca passou pela situação de colocar um DVD para rodar e, na melhor parte do filme ou do show, o disco parar de funcionar? Nesses casos, há grandes chances de a mídia estar danificada, seja por mofo, arranhões, gordura ou algum outro motivo. Apesar de ser um problema que ninguém quer ter, existe uma série de formas de prevenir o dano e algumas outras de remediá-lo, caso o estrago já tenha sido feito.


Quais são os sinais de degradação de um disco DVD e como conservar?

Como identificar

Mesmo tomando todos os cuidados, as mídias podem acumular poeira, gordura e sujeira com o passar dos anos. Manchas no disco, mesmo do lado que já vem gravado de fábrica, podem ser um sinal de que ele está sofrendo algum processo de degradação. Caso note que o DVD está perdendo o brilho na parte inferior (a que os aparelhos usam para lê-lo), provavelmente é hora de fazer uma boa limpeza.

Se, ao colocá-lo no aparelho, ele não for reconhecido, pode ser uma indicação de que o disco danificado. Barulhos altos ou estranhos enquanto a mídia roda também são sinais de problemas. Imagens trêmulas, áudio cortado e travamentos durante a reprodução também sugerem que o aparelho está tendo dificuldades para ler a mídia, provavelmente devido a algum risco ou sujeira.

Como conservar

Uma boa maneira de manter a vida útil do DVD é evitando tocá-lo diretamente. Pegue-o sempre pelas laterais ou pelo buraco do centro. Deste modo, evita-se que a gordura natural da pele suje a superfície e dificulte sua leitura.

Outra dica importante diz respeito ao armazenamento dos discos: sempre guarde as caixinhas de forma vertical ? isso impede que a pressão do peso de outras caixinhas sobre elas danifique o CD. Caso ainda tenha a embalagem original, tenha certeza de que os dentinhos do centro estão segurando a mídia da forma apropriada. Se não estiverem, o disco pode se soltar dentro de caixa e acabar riscando.

Além disso, manter as embalagens ou mídias soltas longe do sol e em ambientes protegidos do calor e da poeira também conservam o disco por mais tempo. Por fim, ao escrever nos DVDs, use sempre uma caneta apropriada e faça a marcação no lado opaco ou marcado.

Como arrumar

Muitos discos podem ser recuperados com uma boa limpeza. O método mais simples é utilizar um pano seco, que não solte fiapos. O ideal é usar aqueles para tirar manchas de óculos, contanto que estejam limpos.

Esfregue sempre com delicadeza, do centro para as bordas do disco. O sentido do movimento é importante, porque o sistema de armazenamento da mídia segue esse padrão - logo, fazer movimentos circulares pode causar danos.

Para lidar com manchas mais persistentes, você pode usar água e esfregar sutilmente com os dedos, sempre do centro para fora. Se necessário, usar um detergente neutro também é indicado. Existem produtos e aparelhos específicos que são comercializados com esse fim. Geralmente, eles fazem um processo de polimento no disco e, apesar de parecer um tanto agressivo, geram bons resultados.

Se nenhuma das tentivas de recuperar o disco der certo, é possível encontrar programas ? gratuitos e pagos ? especializados em fazer a leitura e cópia de discos danificados. No TechTudo Downloads, você encotnra entre as opções o CD/DVD Data Recovery (grátis para testar), CD Recovery Toolbox (grátis) e o DVDisaster (gratuito). É bom lembrar: seu computador precisa ter o drive correto para ler a mídia que você está tentando recuperar.

Fonte: tech tudo