Receita de download vai superar a de vendas físicas de games

A EA e suas grandes rivais, Activision e Take-Two Interactive Software, estão enfrentando dificuldades para manter o crescimento de receita.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A receita de download de jogos vai superar as vendas de caixas dentro de poucos anos. Quem disse isso foi ninguém menos que a Electronic Arts, distribuidora de séries populares como ?Battlefield?, ?Star Wars? e ?FIFA Soccer?.

?Vai chegar o momento, talvez dentro de dois ou três anos, em que estaremos faturando mais na mídia digital do que na física?, afirmou o vice-presidente de operações, Peter Moore, mencionando o crescimento na receita digital da EA para 1,3 bilhão de dólares nos 12 últimos meses, parte considerável e crescente dela já obtida com jogos online e para plataformas móveis.

A EA e suas grandes rivais, Activision e Take-Two Interactive Software, estão enfrentando dificuldades para manter o crescimento de receita, à medida que os usuários migram para os jogos casuais e sociais, na Internet e em aparelhos móveis como tablets e celulares. Dúvidas quanto à capacidade das produtoras tradicionais de videogames para concorrer com rivais como a Zynga, que distribui a maioria de seus jogos via Facebook, já começam a rondar a cabeça de acionistas e investidores.

Sinceramete, não sei se a Zynga ainda continua sendo uma boa referência. A empresa vem tendo resultados ruins, com faturamento abaixo do esperado. Semana passada demitiu seu deiretor de operações e ainda soube que terá que enfrentar um processo de plágico movido contra ela pela própria Electronic Arts. A EA acusa a Zynga de ter copiado os elementos originais e distintos de ?The Sims Social? no game ?The Ville?, para o Facebook.

Eu me preocuparia mais com a Rovio. De olho nos últimos IPOs de tecnologia a Rovio segurou sua oferta pública de ações. Só com o Angry Birds a empresa faturou US$ 106 milhões em 2011. Jogos da franquia somaram 1 milhão de downloads, agora, em maio.

Este ano, a Rovio diversificou a atuação: lançou um jogo quebra-cabeças ( o Amazong Alex, que muita gente chegou a dizer que é uma cópia muito melhorada do Incredible Machine), uma versão do Angry Birds para o Facebook (friends.agrybirds.com),baseado em torneios semanais, que irão ocorrer entre segunda-feira e domingo; e uma personagem para meninas, a Pink, que tem nas bolinhas de sabão a sua arma. E ainda vem explorando com sucesso a venda produtos associados aos jogos (camisetas, bonés, bonecos, etc). Essa sim, é uma rival de peso.

Ao contrário de outras produtoras de games de renome, a EA também está otimista quanto ao desenvolvimento de games para o Windows 8 e o Windows Phone 8. ?Estamos trabalhando muito próximo a Microsoft?, afirmou Moore.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES