Relógio da HP informa as horas e mede a sua pressão sanguínea

Relógio da HP informa as horas e mede a sua pressão sanguínea

O relógio da HP abre a possibilidade de um médico monitorar a condição cardíaca de um paciente de forma remota

A HP Cingapura, em colaboração com a SingTel, fabricante local de dispositivos médicos, desenvolveu o relógio Mobile Health Monitoring Solution, que além de informar as horas, tem a capacidade de medir a pressão sanguínea do usuário. O modelo entra em fase de testes com 100 usuários, que vão avaliar o produto ao longo de 8 semanas.

Muitos podem pensar que os relógios de exercícios disponíveis no mercado podem fazem a mesma coisa que a proposta apresentada pela HP, mas não é bem assim. A maioria dos relógios que monitoram o coração apenas faz o controle da pulsação, permitindo que o usuário faça o controle do exercício para um treino mais eficaz. Mas, no caso do relógio da HP, ele conta com uma tecnologia desenvolvida pela HealthSTATS International, que permite ao relógio medir a pressão arterial completa da sístole e da diástole do usuário.

Essa técnica de medição é um método bem mais preciso, e pensado na análise da saúde cardíaca do paciente, pois mede a pressão da aorta do usuário. A tecnologia não invasiva da HealtSTATS, chamada BPro EVBP utiliza as ondas emitidas pelo pulso do paciente, e através de um conjunto de algoritmos próprios, pode produzir resultados precisos e eficientes, tanto quanto um método mais invasivo de análise de pressão sanguínea.

Obviamente, a implementação feita pela HP, de utilizar toda essa tecnologia em um formato de relógio, é uma evolução do conceito da HealtSTATS, pois abre a possibilidade de um médico monitorar a condição cardíaca de um paciente de forma remota, através da rede celular de dados, evitando que os pacientes tenham que visitar hospitais o tempo todo para medir a sua pressão arterial.

Fonte: techtudo.com.br