Robô consegue “prever o futuro” para ajudar o dono em tarefas domésticas

Máquina criada por universidade usa algoritmos para “prever” ação humana

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A universidade de Cornell, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um robô que, além de ajudar o seu dono em diversas tarefas diárias como trazer uma bebida, alcançar um objeto e abrir a geladeira, por exemplo, consegue prever com precisão qual o tipo de ajuda que o usuário precisará nos instantes futuros.

O robô consegue ajudar o humano a realizar tarefas como cozinhar, arrumar objetos ou a tomar um remédio.

A tecnologia que faz parecer com que o robô prevê o futuro usa um conjunto de 120 arquivos de vídeo capturados em tempo pelo sensor de movimentos Kinect e que são processados pelo computador do robô que o fazem entender qual a próxima necessidade do usuário. Para isso, foi criada uma série de cálculos matemáticos complicados que calculam os movimentos que o robô "enxerga" do seu dono e, com base nisso, toma a iniciativa de ajudá-lo.

Em um vídeo de teste publicado pelos criadores do robô, o usuário pega uma panela que está em cima da mesa para colocá-la dentro da geladeira. A máquina - que lembra a personagem Rose do desenho animado "Os Jetsons" - vê o que o dono está fazendo e logo "prevê" que ele colocará a panela na geladeira, se dirigindo ao local e abrindo a porta para que o usuário coloque o objeto lá dentro.

Os movimentos captados e entendidos pelo robô incluem pegar e alcançar um objeto, se mover em diversas velocidades, comer e beber. Estas atividades são associadas aos objetos que se encontram ao redor do usuário, permitindo que a máquina acesse possíveis ações futuras e possíveis destinos. Ela também aprende com seus próprios erros no caso de o usuário tomar uma certa decisão, como levar a panela do exemplo anterior para a pia em vez da geladeira, o que tem como objetivo aumentar sua precisão.

De acordo com seus criadores, o robô, ainda sem nome, tem 83,1% de índice de acerto em suas "previsões futuras".

Os criadores ainda afirmam que os cálculos matemáticos que o robô utiliza podem ser usados em outras áreas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES