Robôs do Japão se exibem em treino para maratona

Os robôs percorreram um trajeto coberto no treino realizado diante das câmeras.

A paixão do Japão por maratonas leva milhares de competidores a testar sua resistência a cada fim de semana e até mesmo robôs estão aderindo.

Os quatro competidores da primeira maratona de robôs do mundo se exibiram à imprensa esta semana durante sessão de treinamento na cidade de Osaka, no oeste do Japão.

Os robôs pequenos de duas pernas, o mais alto medindo apenas 40 centímetros e outro com rodas, percorreram um trajeto coberto no treino realizado diante das câmeras.

A corrida começa em 24 de fevereiro e os robôs terão que percorrer um percurso de 100 metros 422 vezes para completarem uma maratona de 42 quilômetros.

Os organizadores estimam que vai levar cerca de quatro dias para os robôs completarem a prova.

"Se alongue para evitar se contundir e tenha como meta toda a maratona", disse o robô Robovie-PC, incentivando seus colegas.

Os robôs poderão trocar baterias e fazer reparos se necessário, mas terão que se levantar sozinhos se caírem no percurso.

Segundo a emissora japonesa TBS, os quatro robôs foram construídos pelo Instituto de Tecnologia de Osaka e também por uma empresa chamada Vstone, especializada em robôs.

Fonte: Terra