Reportagem revela todos os “mitos”sobre a escova de dentes

Confira na matéria o que é verdade ou mentira

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A escova de dentes é um dos acessórios que mais usamos na vida, mas continua uma ilustre desconhecida:  muita gente não sabe como conservar corretamente, como se deve fazer a higienização ou ainda se por meio dela é possível pegar doenças.  Confira nessa reportagem o que é verdade ou mentira sobre a nossa companheira escova.

·      É preciso trocar a escova de dente a cada três meses – Verdadeiro: segundo Celso Minomi, especialista em ortodontia em diretor da GOU Franquias, “uma escova tem uma duração média de dois a três meses. A troca de escova é recomendada assim que as cerdas apresentam curvatura, pois isso diminui a eficiência da higienização bucal”.

·      Escova de cerdas duras é a que limpa melhor – Falso: o ideal é que a escova tenha cerdas macias ou extra-macias porque a remoção da placa bacteriana é resultado dos movimentos e não da força que se aplica durante a escovação.

·      É preciso trocar de escova de dentes depois de uma gripe –Falso: Adriana Dalboni (CRO-SP: 73 255), cirurgiã-dentista e especialista em ortodontia, informa que não há estudos que comprovem a necessidade da troca de escova após a gripe. “A própria saliva possui anticorpos que podem ajudar no combate ao vírus da gripe. E em uma infecção viral os remédios teriam ação, apenas para controle dos sintomas causados pelo vírus como febre, congestão nasal e desconforto/ mal-estar. Independente do que se faça o ciclo de vida do vírus é de uma semana”, acrescenta ela.

·       A escova precisa ser higienizada de tempos em tempos – Verdadeiro: “A escova é como se fosse uma esponja. Quando lavamos um prato ficam resíduos na bucha, se não houver a limpeza da esponja, lá ficarão alimentos em estado de decomposição. A recomendação é higienizar a escova com água oxigenada a 10 volumes ou fazer a imersão em antisséptico bucal para eliminar todos os germes”, orienta Celso. No dia a dia, após a escovação lave com água abundante, sem passar o dedo nas cerdas, e remova o excesso. Outra dica importante é usar um protetor com espaço para ventilação para evitar que as cerdas recebam as bactérias do ambiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES