Saiba quais são as coisas que você pensa que é feminismo mas não é

Muita gente ouve a palavra feminismo e se assusta.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita gente ouve a palavra feminismo e se assusta. Outras pessoas ainda ficam na dúvida se podem se dizer feministas/pró-feministas ou não.

Esse é um texto rápido pra te contar o que é e o que não é feminismo e acabar de vez com a confusão.

1. Feminismo não é violência

Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres. Ele não é extremista nem violento por definição.

Algumas vertentes do feminismo podem ser mais extremas  - como acontece em todo e qualquer movimento social.

Violento é o modo como algumas feministas escolhem se expressar - como em tudo na vida, afinal, são pessoas.

2. Feminismo não é o oposto de machismo

Feminismo é a busca por igualdade entre os gêneros. Machismo é a dominação do homem sobre a mulher. São falsos opostos: enquanto o primeiro fala de equidade, o outro é sobre poder, controle e superioridade do homem com relação à mulher.

Sobre o termo igualdade, não significa, ao contrário do que a expressão dá a entender, que homens e mulheres devem ser sempre tratados da mesma forma. Como princípio, a igualdade é tratar desigualmente os desiguais, e só pode ser mesmo alcançada se olharmos com atenção e respeito para as características e necessidades de cada um, reconhecendo as diferenças.

3. Feminismo não é sinônimo de mulheres dominando o mundo

Feminismo não prega ódio. Pelo contrário. Também, não significa mulheres dizimando a população masculina e controlando o mundo, como num filme de ficção científica.

Prega liberdade e igualdade. Mulheres podendo ser quem são e viver como quiserem sem ninguém impondo regras ou dizendo como é que elas devem agir, se vestir, o que devem dizer ou o que devem fazer com seus próprios corpos.

4. Feminismo não tem nada a ver com humanismo

Muita gente diz: "não gosto disso de feminismo, acredito nos seres humanos como iguais".

Humanismo é o sistema filosófico que coloca a humanidade em primeiro lugar —  acima do sobrenatural, de deuses, de dogmas religiosos e das superstições. Não é oposto a feminismo, são áreas distintas que falam sobre coisas distintas.

Se você acha que homens e mulheres deveriam ser tratados igualmente e ter os mesmos direitos, isso é feminismo.

5. Ser feminista não tem a ver com ser inimiga dos homens ou não ser "feminina"

De novo, pra ser feminista, basta acreditar em equidade entre os gêneros. Feminismo não tem a ver com odiar os homens, pelo contrário. Tem feministas que não toleram homens? Tem, mas são vertentes do movimento - ninguém precisa se identificar com isso se não fizer sentido e sim, algumas têm bons motivos pra se proteger de caras depois de passarem por alguns traumas bem difíceis.

Feminismo também não tem a ver com não se depilar, parar de usar maquiagem, entre outras besteiras que dizem por aí. É sobre ser quem você quiser ser, com liberdade e autonomia, e descobrir o seu jeito de ser mulher, independente do que te dizem pra fazer.

6. Pra ser feminista não precisa ser ativista

Uma coisa não está grudada na outra.

Ser ativista é militar, agir diretamente com a intenção de provocar mudança social ou política.  Ser feminista é acreditar em igualdade de direitos entre homens e mulheres. Dá pra ser só um, dá pra ser outro ou dá pra ser os dois.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES