Scanner identifica, em questão de segundos, se o paciente teve AVC

O AVC é a principal causa de incapacidade grave na Grã-Bretanha

O aparelho está conectado com antenas móveis | Jornal Ciênci
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os médicos acreditam que Strokefinder, um pequeno aparelho que funciona enviando microondas para o cérebro, pode salvar vidas com rapidez e precisão.

Identificando mais cedo, o tratamento de AVC feito precocemente também pode reduzir o nível de sequelas e aumentar as chances do paciente ser capaz de ter uma vida normal posteriormente.

O AVC é a principal causa de incapacidade grave na Grã-Bretanha, com pelo menos 450 mil homens e mulheres, que vivem com problemas de fraqueza muscular e paralisia, além da perda de coordenação e do equilíbrio.

O tratamento medicamentoso pode reduzir o dano da forma mais simples do AVC, causado devido a um coágulo no cérebro, mas tem de ser dado dentro de três ou quatro horas desde sua aparição. Caso contrário, o medicamento pode fazer mais mal do que bem para o paciente.

No entanto, o tratamento não pode ser iniciado sem uma varredura eficaz para se ter certeza, pois a droga, quando dada para pessoas saudáveis, poderia ser fatal ou acarretar um derrame, devido a sangramentos no cérebro.

O aparelho, desenvolvido pelos suecos da empresa Medfield Diagnostics, está conectado com antenas móveis, que são colocadas no couro cabeludo do paciente, e que enviam microondas para fazer o diagnóstico, determinando rapidamente se existe um AVC ? caso seja positivo, o aparelho ainda diz se o caso é mais grave ? ou se o cérebro está saudável.

Os resultados de um teste feito em 45 pacientes, mostram que o aparelho é extremamente preciso. O pesquisador Mikael Elam, professor de neurofisiologia clínica no Hospital Universitário Sahlgrenska, em Gotemburgo, Suécia, disse: "Nosso objetivo com Strokefinder é diagnosticar e iniciar o tratamento de pacientes com AVC já na ambulância. Uma vez que o tempo é essencial, a utilização do instrumento leva os pacientes a sofrerem menos lesões do que o normal. Com isso, pode-se reduzir o tempo de internação em hospitais e a necessidade de reabilitação?.

Estudos maiores estão sendo planejados e espera-se que o aparelho seja aprovado para venda na Europa ainda este ano. Dr. Shamim Quadir, da Stroke Association, disse: "Esta pesquisa, mesmo em estágio inicial, possui uma boa proposta no que diz respeito a uma tecnologia portátil, acessível e que, com certeza, poderia ajudar muito novos pacientes?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES