Se enganou? Veja lista de dez fotografias bem divertidas que causam ilusões de ótica

Se enganou? Veja lista de dez fotografias bem divertidas que causam ilusões de ótica

A ilusão de ótica é um fenômeno de acontece quando nosso sistema visual é enganado

A ilusão de ótica é um fenômeno de acontece quando nosso sistema visual é enganado, e nós passamos a enxergar algo de forma equivocada. E mesmo que a maioria de nós não goste de ser tapeado, o fato é que imagens deste tipo provocam um fascínio imediato. Se você é um dos apaixonados por fotos que mexem com a imaginação, veja esta lista com dez imagens do tipo reunidas pelo site Oddee.

10. Originalmente chamada de ?Diferentes rostos de Paris?, a fotografia retrata o maior cartão postal francês, a Torre Eiffel, visto de baixo. A construção, junto com o tênue espelho d?água formado por uma chuva fina e com árvores ao fundo, cria a impressão de um rosto feminino, reiterada pela marcas no chão que sugerem boca e nariz. Uma foto para fazer os românticos do mundo todo admirarem ainda mais a beleza da cidade-luz.



9. É comum acharmos, de vez em quando, pedras que tenham aparência de rostos humanos. Mas a incidência de vários traços antropomorfos em uma mesma cadeia montanhosa, como na fotografia abaixo, é bastante inusitada. Você já viu algo assim pessoalmente?



8. O olhar despretensioso desta vaca esconde toda uma carga emocional presente na imagem que ela carrega. Se você ainda não identificou a ilusão de ótica da foto, repare com mais cuidado as formas geradas pelas manchas pretas na cara do ruminante. A imagem mostra dois rostos de perfil.



7. Posta diante uma parede de vidro em frente ao mar, a escada cria a ilusão de chegar até a água. O efeito é conseguido graças aos degraus iluminados, que são refletidos pela superfície lisa e transparente.



6. Um pai segurando o filho no colo em uma praia é uma cena corriqueira. Mas, aqui, o perfil do menino, posicionado em sintonia com o do genitor, dá a impressão de que trata-se de um garoto velho. Os óculos e o chapéu também contribuem bastante para que a composição tenha este resultado inesperado.



5. A pelagem da zebra tem por objetivo confundir os predadores, já que as listras atuam como camuflagem na grama alta das savanas africanas. Para o olhar humano, porém, o embaralhamento é muito maior quando esses animais estão muito juntos, como na imagem seguinte. É difícil saber onde começa uma e termina a outra.



4. Colocar partes do corpo de um animal de forma a mesclá-las com as do corpo humano é um meio bastante popular ? e eficiente ? de se conseguir humor. Neta foto, a cabeça do cachorro aparece no lugar que seria a da mulher, dando a impressão de que o cão está lendo a revista.



3. Dispostos assim lado a lado e tão colados uns nos outros, os pássaros da foto se parecem mais com uma grande e colorida lagarta. Esta é a impressão não só do observador, mas também do fotógrafo, José Luis Rodríguez, que intitulou a foto como ?Oruga de Plumas?, ou ?Lagarta de Penas?.



2. Parece miragem, e é. Isso porque o camelo da foto abaixo, formado por palmeiras, nada mais é do que uma ilusão de ótica. Mas como este cenário desses, é impossível não pensar que a fotografia pode ser, na verdade, uma montagem. Qual seu palpite?



1. O tronco e ramos desta árvore formam a imagem perfeita de uma bailarina dançando. Diferentemente da anterior, esta foto é reconhecidamente real: ela foi tirada pela fotógrafa canadense Carol Lynn Fraser.



Fonte: Tech Tudo