Sem poder comprar prótese, filho cria braço mecânico para o pai

Um motociclista que havia perdido o braço em um acidente de trânsito

Um motociclista que havia perdido o braço em um acidente de trânsito e que não tinha condições financeiras de comprar um prótese mecânica, decidiu que não era hora de desistir. Utilizando seu conhecimento de engenharia, seu filho criou um braço mecânido para ele.

Em um vídeo no YouTube (http://bit.ly/jX8S7J), Martin Calleja, de Malta, conta um pouco da sua história. Logo após se recuperar do acidente de moto, Calleja recebeu uma prótese, mas ele afirma que ela era bastante limitada e que não supria as suas necessidades. Como próteses mais avançadas eram caras demais, seu filho Luke criou uma para ele, que ele chamou de Eletric Claw.

Não há mais informações sobre detalhes do braço mecânico, mas, aparentemente ele possui pelo menos dois graus de liberdade. De acordo com Martin, ele consegue realizar as tarefas cotidianas como pegar diferentes tipos de objetos, deixando sua mão esquerda livre para as tarafas mais complexas. Martin e seu filho agora trabalham para o desenvolvimento e aprimoramento da prótese.

O site Hack A Day destaca que existem outros projetos parecidos, como o Open Prosthetics (openprosthetics.org) que tem como lema Próteses não devem custar um braço e uma perna e faz a divulgação de projetos deste tipos para melhorar as condições de vida das pessoas.



Fonte: Terra, www.terra.com.br