Sete aeroportos do Brasil irão oferecer internet grátis; saiba

Sete aeroportos do Brasil irão oferecer internet grátis; saiba

Acesso à web exige cadastro e número do cartão de embarque

Sete aeroportos do Brasil começaram a oferecer internet sem fio de graça e ilimitada desde a tarde de quinta-feira (5). Passageiros na sala de embarque dos aeroportos de Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Belo Horizonte (Pampulha) e São Paulo (Guarulhos e Congonhas) já podem acessar a web gratuita.

O serviço começou a ser oferecido pela operadora Tim, que participou de uma consulta pública realizada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em 2011. A Linktel e Net também deverão oferecer o serviço, mas ainda sem data definida ? segundo a Infraero, as operadoras dependem de ajustes técnicos. Em troca da web livre, as três empresas poderão colocar anúncios nas salas de embarque e nas páginas de autenticação do serviço.

COMO ACESSAR

1. Procurar pelo sinal de rede com o nome ?INFRAERO wi-fi grátis?.

2. No primeiro acesso, passageiro deve preencher um cadastro com informações como nome, sobrenome, RG e passaporte.

3. Para acessos futuros, é preciso informar um e-mail e criar uma senha com seis dígitos.

4. Para finalizar, passageiro deve informar o número do cartão de embarque impresso na passagem.

O acesso à internet está disponível apenas nas salas de embarque dos aeroportos. Após fazer o check-in, o passageiro deve procurar o sinal ?INFRAERO wi-fi grátis? e preencher um cadastro com informações básicas (nome, sobrenome, RG e passaporte). O login para acessos futuros será feito por meio de um e-mail e uma senha com seis dígitos criada pelo usuário, que deverá ser acompanhada por uma pergunta secreta. Para finalizar, o passageiro deve informar o número do seu cartão de embarque, que está impresso na passagem.

Conforme a Infraero, o acesso é ilimitado ? antes, o órgão oferecia internet restrita a apenas 15 minutos antes do embarque. Para acessar o serviço em outra ocasião, o passageiro terá que colocar o e-mail, a senha e o novo cartão de embarque. O acesso continua valendo para passageiros em conexão, segundo a Tim. Um usuário que sai do Rio de Janeiro com destino a Recife e conexão em Congonhas poderá navegar na internet enquanto aguarda o próximo voo com o mesmo acesso feito no primeiro aeroporto.

A Infraero explica que, nos primeiros sete dias de funcionamento do serviço, o órgão vai fazer uma operação assistida para que a internet seja avaliada pelos passageiros. Segundo a Tim, o número limite de acessos simultâneos vai depender de cada aeroporto, conforme o tamanho da área de embarque. Em Guarulhos, 500 passageiros poderão acessar a internet simultaneamente. Em Congonhas, o limite é de 600 pessoas.

A Infraero espera disponibilizar a internet gratuita em todos os aeroportos relacionados à Copa do Mundo de 2014. Conforme a Tim, os outros aeroportos que devem receber o serviço (Brasília, Campinas, Confins, Curitiba, Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e Salvador) ainda não têm data programada.

Fonte: G1