Silas consegue federalização da estrada de Jerumenha a Guadalupe

A BR 135 inicia em São Luiz e vai até Belo Horizonte.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um trecho de 42 km na PI-135, que liga as cidades de Guadalupe a Jerumenha, no Sul do Piauí, está em péssimo estado. Os gestores públicos realizam continuamente uma série de operações "tapa buracos”, mas o resultado do trabalho dura pouco pois o tráfego é intenso.  Por conta disso,  o deputado federal Silas Freire (PR) esteve com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit, Valter Casimiro, relatando o problema e em busca de uma solução definitiva. 

"Esse trecho do problema relatado pertence ao estado, embora a BR 135 passe por cima dele, ou seja, o sobrepõe com destino ao Maranhão. Na nossa reunião, o diretor do Dnit me disse que tem o interesse de federalizar se o governo do estado concordar, já que é uma passagem para outro estado. ", destacou Silas Freire. 

Diante da recomendação do Dnit, Silas conversou com o governador Wellington Dias que aceitou a proposta e vai preparar todos os trâmites para que o Dnit possa assumir a administração da via,  "Com a federalização, o trecho em questão receberá uma reforma total e ainda vai ter a manutenção permanente do projeto Crema, o mesmo que já conseguimos para a estrada entre Floriano e Jerumenha. ", comemorou o deputado destacando que a federalização só tratá benefícios e tira esse ônus da manutenção e reparação da estrada do estado do Piauí. 

O diretor do Dnit no Piauí , Paulo de Tarso, também defende a federalização e revela que já está preparando toda a documentação necessária, "Vamos trabalhar neste sentido pois entendemos como de grande importância para o desenvolvimento da região, precisamos apenas seguir alguns procedimentos administrativos na execução desta solicitação e por isso, já estamos organizando o que é preciso.", contou. 

A BR 135 inicia em São Luiz e vai até Belo Horizonte,  ela cruza o Piauí justamente neste trecho no Sul do estado. Na verdade, já é federalizada a BR 135 que vai de Jerumenha, Bertolínea, Bom Jesus, Corrente até a divisa com a Bahia, está faltando apenas o trecho de Jerumenha a Guadalupe. 

Importância econômica 

A PI 135 representa a rota de desenvolvimento do Sul do estado, para se ter uma idéia, são diversos os projetos que movimentam a economia não só da região, mas do estado como um todo. 

Um exemplo é o perímetro irrigado Platôs de Guadalupe, onde o foco é a fruticultura, com destaque para a banana. Também em Guadalupe se localiza a barragem de Boa Esperança e nela usina que gera energia para o estado. Outro destaque em Guadalupe é o projeto Terracal Alimentos e Bio Energia que além de produzir cana-de-açúcar e tomate, promove a geração de energia de biomassa, um dos maiores empreendimentos do agronegócio no Piauí com investimento de mais de 5 bilhões. Soma-se a isso ainda, o escoamento dos produtos dos cerrados. 

 

Essa intensa atividade econômica faz necessárias melhorias nas condições das estradas e esta é uma reclamação recorrente, afinal, é intenso também o fluxo de veículos para transporte dos produtores gerados por lá.

"A federalização será uma grande conquista e estamos intermediando essa situação entre o governo estadual e a direção nacional do Dnit a fim de que em se transformando a PI numa BR, ela tenha condições de tráfego bem melhores para que a região continue a crescer e se desenvolver em ritmo cada vez mais acelerado.", finalizou Silas Freire. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES