Site lista 9 dicas de privacidade para se proteger no Facebook

O objetivo é fortalecer o laço e a confiança do usuário com a experiência social online.

Ilustração. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nessa terça-feira, o Facebook anunciou uma série de novas ferramentas para garantir a segurança do usuário dentro do site em uma conferência online em Palo Alto, na Califórnia. Dentre as várias novidades, algumas mais técnicas, estão o Facebook Safety Center, um guia para se educar na rede social que deverá ser lançado em maio e um canal de segurança com vídeos do YouTube. De acordo com a equipe de segurança que apresentou as novidades, o objetivo é fortalecer o laço e a confiança do usuário com a experiência social online.

As novidades dizem respeito à segurança do usuário dentro Facebook, de como denunciar irregularidades ou como se conectar com segurança ao site, quando acesso é feito pelo smartphone, por exemplo. Pouco, entrando, foi feito para garantir a segurança dos dados do usuário, disponíveis não apenas no perfil, mas também na atualização do status, na postagem de fotos e de links e na interação com seus amigos, entre outros. Enquanto isso, o usuário pode se precaver seguindo algumas dicas de configurações do The Huffington Post que estão disponíveis dentro do próprio Facebook. Confira a baixo a lista de nove dicas e o caminho para chegar até cada uma delas.

1) Quem vê os seus dados pessoais

Conta/Configurações de Privacidade/Conexões no Facebook

O Facebook exige que algumas informações como nome completo, foto do perfil - mesmo que você não tenha uma -, gênero e suas redes sejam visível a todos os usuários. Porém, existem outras que você pode decidir se quer compartilhar com algumas pessoas e com outras não, como sua lista de amigos e sua cidade atual. Para mudar suas opções, basta entrar em "Conta" (no topo e a direita da página), depois em "Configurações de Privacidade" e ir no primeiro tópico da nova página: "Conexões no Facebook - Controle informações básicas que seus amigos usarão para encontrá-lo no Facebook". Nesta seção, você pode customizar seu perfil, ajustar quem pode encontrar você, enviar-lhe mensagens, saber o que você "curte", sua cidade natal e seu histórico educacional.

2) Quem vê o que você compartilha

Conta/Configurações de Privacidade/Personalizado

Desde o ano passado, segundo o The Huffington Post, o Facebook tornou menos labiríntico seu painel de controle das configurações, mas ainda apresenta questões formuladas de uma forma bastante estranha, como "Compartilhar um post com tag com os amigos que eu marquei na tag?". Para descobrir o que você compartilha com seus amigos ou não, entre na opção "Personalizado" e ajuste suas configurações manualmente. Lembre-se que ao clicar em "Perfil", ao lado de "Conta" no lado direito superior você visualiza seu perfil como ele aparece para os usuários.

3) Quem vê as fotos nas quais você aparece

Conta/Configurações de Privacidade/Personalizado/ Itens que outros compartilham/Fotos e vídeos nos quais você foi marcado

Se você está cansado de ser notificado cada vez que aquele amigo que passa o dia inteiro online marca você em uma foto ou em um vídeo, saiba que você tem o poder de mudar isso. Para tanto, basta, no meu painel de "Personalizado", "Itens que outros compartilham" - na segunda etapa do menu - editar as configurações de "Fotos e vídeos nos quais você foi marcado".

4) Saiba se seus amigos podem encontrá-lo no Places

Conta/Configurações de Privacidade/Personalizado/ Itens que outros compartilham/ Amigos podem me colocar em Locais

Em terras brasileiras ele ainda é pouco usado, mas o Facebook permite, através de um recurso chamado Locais, que você saiba onde seus amigos estão e compartilhe o seu local no mundo real. Quando você usa os Locais, você pode ver se algum de seus amigos está em algum lugar próximo e se conectar a eles facilmente. Você pode entrar em "Locais próximos para informar seu paradeiro para seus amigos, marcar seus amigos nos Locais que visitar e visualizar comentários que eles fizeram sobre os Locais que você visitou", explica a própria rede social. Mas se você não quer que aquela pessoa saiba onde você está no sábado a noite, é só configurar o recurso.

5) O que os aplicativos podem acessar

Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/Aplicativos que você usa

Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/ Atividade em jogos e aplicativos

Você disponibiliza seus dados apenas para a sua família e amigos, mas é bom lembrar que um terço dos aplicativos, como TweeetDeck ou o Instagram, pedem acesso as suas informações do Facebook. Para ajustar a "intimidade" que os aplicativos podem ter com a sua vida, basta entrar em "Aplicativos, jogos e sites", dentro do menu de "Configurações de Privacidade", abaixo do painel cinza e azul do "Compartilhando no Facebook" e editar suas configurações na primeira opção que aparece. Você poderá se surpreender com a quantidade de dados desnecessários que alguns aplicativos pedem. Para tornar a sua atividade em jogos e em aplicativos sigilosas, basta voltar à primeira etapa, "Aplicativos, jogos e sites" e entrar em "Atividade em jogos e aplicativos". É uma forma de seus amigos não serem incomodados por suas constantes atividades no FarmVille, por exemplo.

6) O que os seus amigos podem compartilhar sobre você

Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/ Informações acessíveis por meio de amigos

Mesmo que você tenha um perfil no Facebook acessível a todos os seus amigos, isso não quer dizer que você está 100% seguro: alguns aplicativos e sites que seus amigos usam podem acessar aqueles dados que você não deseja que vá além do seu círculo de amizades. Através da opção "Aplicativos, jogos e sites", bem embaixo do painel de "Compartilhamento no Facebook", você consegue controlar ainda melhor a sua privacidade na rede social. Basta acessar a opção "Informações acessíveis por meio de amigos - Controle quais informações estão disponíveis para aplicativos e sites quando seus amigos os usam" e pronto: você já pode se defender de sites e aplicativos mal intencionados que seus contatos venham a utilizar.

7) O que os outros sites sabem sobre você

Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/ Personalização instantânea

Outra forma de se precaver e proteger seus dados de sites nem tão amigáveis assim, mas que sabem tudo sobre você é através do item "Personalização instantânea - Permite que você veja informações relevantes sobre seus amigos no momento em que entrar em sites de parceiros selecionados". Mas antes que você possa de fato editar as suas configurações, o Facebook lhe apresenta um vídeo (em inglês) sobre o quanto a personalização é legal. Mas caso você não curta essa intimidade de alguns sites, que graças a um acordo com o Facebook acessam informações sem solicitar um login ou uma conexão, é possível modifica-la, de verdade.

8) Seus dados em anúncios no Facebook

Conta/Configurações de Conta/Anúncios do Facebook

Enquanto o Facebook não divulga seu nome e gostos pessoais para terceiros usarem em seus anúncios, você pode ter controle sobre suas informações mudando suas opções na última aba das "Configurações de Conta" e editar os anúncios sociais, aqueles que nascem da combinação entre produtos e serviços e seus amigos.

9) Se as ferramentas de buscam podem ver você

Conta/Configurações de Privacidade/Aplicativos, jogos e sites/ Prévia pública

Enquanto o Google conseguir encontrar seu perfil no Facebook, saiba que tudo que você pode tentar fazer para se esconder das ferramentas de busca é desativando as pesquisas públicas em "Prévia pública - Exibir uma pré-visualização do seu perfil do Facebook quandos as pessoas lhe procurarem usando um mecanismo de busca". Vale a pena tentar, em alguns casos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES