Sites lentos ou em manutenção são os que mais irritam usuários

Frustrações com sites de empresas representaram mais de dois terços dos problemas que fizeram os entrevistados acessarem um concorrente.

Pesquisa apontou resultado. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa feita pela 1&1 Internet mostrou que as pessoas ainda ficam irritadas quando não conseguem acessar o site de alguma companhia porque ele está ?em manutenção?.

Os consumidores esperam que os sites estejam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para fazer compras, pagar contas e navegar. O provedor de hospedagem de sites descobriu que quase 40% dos britânicos não utilizariam novamente uma empresa se seu site estivesse com problemas. Quase 45% são mais intolerantes com erros em sites hoje em dia do que eram cinco anos atrás.

Dos 1.500 entrevistados, surpreendentes 71% estão constantemente se deparando com sites com defeitos. Cerca de 60% disse que vê grandes variações na confiabilidade dos sites que visitam. Aqui está o top cinco de problemas mais comuns:

1 ? Sites lentos (71%)

2 ? Sites em manutenção (49%)

3 ? Links quebrados (44%)

4 ? Pedidos online congelados (44%)

5 ? Páginas quebradas (42%)

Frustrações com sites de empresas representaram mais de dois terços dos problemas que fizeram os entrevistados acessarem um concorrente. As pessoas ficavam mais estressadas com dúvidas sobre se uma compra online foi concluída com sucesso: 44% disseram ter sido afetados.

Oliver Mauss, da 1&1, disse: ?Sites não confiáveis continuam refletindo negativamente sobre negócios de todos os tipos e tamanhos. É óbvio que quando se deparam com sites fora do ar ou com problemas, os consumidores procuram outros caminhos?.

?Talvez o mais surpreendente seja a proporção dos que estarão dispostos a voltar. Com isto em mente, as empresas devem garantir que seus sites são bem desenhados e possuem funcionalidade robusta, bem como se beneficiam da infra-estrutura de hospedagem mais confiável e veloz o possível?, concluiu.

Claramente, a lição aqui é verificar constantemente se o site possui erros (o recurso Webmaster Tools, do Google, faz isso) e preencher formulários, carrinhos de compra e outros conteúdos de interação para se certificar de que estão funcionando corretamente.

Cada vez mais os consumidores visitam sites por meio de smartphones ou outros dispositivos móveis, então mesmo que você não possua uma versão móvel de seu site (deveria, aliás), ao menos verifique se tudo aparece apropriadamente em um iPhone ou um iPad, assim como em vários navegadores de desktops.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES