Smart TV pode estar sendo usada para vigiar a privacidade da sua família

Já parou para ler o manual de instruções de seu aparelho televisivo?

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já parou para ler o manual de instruções de seu aparelho televisivo? Caso você possua uma Smart TV da Samsung e gosta de utilizar o comando de voz presente nela, pegue o manual, vá na parte de ‘política de privacidade’ e encontre a seguinte frase: “Por favor, esteja ciente de que, se as palavras que você disser incluírem informações pessoais ou confidenciais, esta informação estará entre os dados capturados e transmitidos a terceiros”. Parece assustador, não?!


Acredita-se que, de acordo com a política de privacidade da empresa, eles estão coletando dados dos usuários pelo recurso de comando de voz para melhorar o serviço. “Parece que eles estão usando um serviço de terceiros para converter voz para texto, de modo que é basicamente isso que está sendo divulgado”, opina Corynne McSherry, diretora de propriedade intelectual da Electronic Frontier Foundation.

O problema é que nem todos aprovam a ideia de estar sendo ‘monitorado’ por um aparelho comum na vida rotineira das pessoas. “Se eu fosse o cliente, gostaria de saber quem é este terceiro, e definitivamente gostaria de saber se as minhas palavras foram transmitidas através de um formulário seguro”, disse McSherry.

No ano passado, a privacidade dos aparelhos da Samsung foi contestada por Michael Price, conselheiro do Programa Nacional de Segurança e Liberdade do Centro Brennan para a Justiça na Escola de Direito da Universidade de Nova York, não só pela coleta do comando de voz, como pela informação de que identificadores de dispositivo poderiam estar sendo repassados a terceiros.

“Eu não tenho dúvida de que esses dados são importantes para fornecer conteúdo personalizado e conveniência, mas também são informações constitucionalmente protegidas e incrivelmente pessoais que não devem estar à venda para anunciantes e deveriam exigir uma autorização”, contestou Price, que causou tanto furor na época, obrigando uma retratação da empresa.

“A Samsung leva a privacidade dos consumidores muito a sério. Em todas as nossas Smart TVs nós empregamos salvaguardas e práticas de segurança padrão na indústria, incluindo criptografia de dados, para proteger as informações pessoais dos consumidores e evitar a coleta ou uso não autorizados. O reconhecimento de voz, que permite ao usuário controlar a TV usando comandos de voz, é uma característica da Samsung Smart TV que pode ser ativada ou desativada pelo usuário. O proprietário da TV também pode desconectar a TV da rede Wi-Fi”, comunicou um boletim emitido pela Samsung.

O tema é polêmico e entra na questão de que ninguém é obrigado a utilizar o produto, porém, os direitos de privacidade deveriam ser uma escolha do consumidor.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES