Smartphones com rede 4G suportarão a internet 3G no Brasil? Saiba aqui!

O 3G e o 4G são tecnologias que foram criadas para viabilizar a banda larga móvel

Dentre as diversas questões sobre a chegada do 4G ao Brasil, uma é emblemática: smartphones com 4G suportam a rede 3G? A resposta a este questionamento é simples. Sim, os aparelhos são compatíveis com ambas as redes, mas vale ressaltar que uma não tem relação com a outra.

O 3G e o 4G são tecnologias que foram criadas para viabilizar a banda larga móvel, mas funcionam de forma independente uma da outra. Cada uma possui suas particularidades, tanto na velocidade de transmissão de dados quanto na faixa de frequência em que operam. Por isso, não podemos afirmar que a tecnologia da quarta geração seja compatível com a terceira.

Entretanto, por conveniência os dispositivos com 4G possuem a capacidade de operar nas redes 3G, alternando entre as faixas de frequências reservadas a cada um dos padrões de banda larga móvel. O funcionamento é semelhante ao dos telefones com 3G que operam em Edge (2G).

O Samsung Galaxy S4, por exemplo, possui a capacidade de operar tanto na rede 4G como na 3G. No caso desta, o smartphone suporta as faixas 2G (850 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz), 3G (850 MHz, 900 MHz, 1.900 MHz, 2.100 MHz) e 4G (2.600 MHz). Da mesma forma, o Nokia Lumia 900 também se enquadra nessa situação.

Portanto, podemos observar que uma tecnologia não depende da outra para prover a transmissão de dados em alta velocidade.

Fonte: Tech Tudo