Sony cria fita magnética com 185 TB, o maior armazenamento do mundo;veja

Fita magnética da Sony consegue guardar mais dados que 7.500 discos Blu-ray

Um novo tipo de fita magnética desenvolvido pela Sony quebrou o recorde de capacidade de armazenamento de qualquer tipo de mídia. Graças a uma tecnologia capaz de gravar dados em camadas com espessura mínima, a companhia japonesa conseguiu chegar ao incrível número de 185 TB, 75 vezes mais do que a fita de maior capacidade até então.


Sony cria fita magn騁ica de 185 TB, maior capacidade de armazenamento do mundo

Utilizando o processo de deposição por pulverização catódica, comum na indústria de discos rígidos, a Sony desenvolveu uma fita contendo várias camadas medindo somente 5 micrômetros, capazes de guardar muito mais informação do que as tradicionais. Só para se ter uma ideia, a fita grava cerca de 148 Gb/pol (gigabits por polegada quadrada) de área.

Um terabyte (TB) equivale a 1024 GB. Ou seja, uma fita magnética de 185 TB guarda mais informação do que 7.500 discos Blu-ray de uma camada ? cada um grava 25 GB. Dada a economia de espaço, a Sony acredita que o equipamento terá grande aplicação em mercados corporativos, que ainda costumam fazer backups em fitas do tipo.

Ainda não se sabe quando as novas fitas chegarão ao mercado, muito menos seu preço. Porém, a dona da tecnologia garantiu que o aumento de capacidade não para por aqui. ?A Sony vai continuar a trabalhar para comercializar armazenamento em fita de próxima geração, com o objetivo de aumentar a densidade de gravação ainda mais?, disse o comunicado oficial de lançamento.

Fonte: Tech Tudo