Sony registra tecnologia que marca sinais vitais de pessoas em imagens

Patente mostra como pode funcionar a tecnologia

Uma patente registrada pela Sony nos Estados Unidos vai deixar a marcação de sorrisos e rostos dos amigos nas fotos no passado. Um documento vazado mostra que a companhia japonesa vem trabalhando em uma tecnologia de marcação de sinais vitais nas fotografias clicadas pelos seus smartphones ou câmeras. Com isso, passaria a ser possível saber os detalhes corporais das pessoas que aparecem nas fotografias e vídeos.


Sony registra tecnologia que marca sinais vitais de pessoas em fotografias

Os dispositivos da companhia teriam sensores semelhantes aos que existem em alguns aparelhos de ginástica e medidores cardíacos, capazes de detectar os sinais vitais das pessoas que aparecem nas fotos e vídeos registrados e marcar estas informações no arquivo. Assim, ao acessar uma imagem, o usuário poderia saber como estava a situação corporal de todos aqueles marcados.

O registro da patente foi iniciado em novembro de 2012, mas a garantia dos direitos da nova tecnologia para a Sony foi liberada somente na última sexta-feira (19), oito meses depois. O documento explica que pelo menos um sensor faria a captação dos dados vitais das pessos e os mesclaria com os arquivos.

A Sony demonstra no documento patenteado que os sinais vitais a serem identificados pela tecnologia são temperatura corporal, pulsação, pressão e nível de oxigênio do sangue, além de dados sobre respiração e pele. Resta saber, agora, se a empresa japonesa irá mesmo implantar a tecnologia em algum de seus aparelhos no futuro, e como o recurso será utilizado na prática pelos usuários.

Fonte: G1