Start-up faz usuárias ‘capricharem no look’ para postagens no smartphone

O app, gratuito e disponível para smartphones Android e iPhones, chama-se Dujour e é voltado para o mundo da moda

Start-up voltada para a moda ‘mobile’ | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em vez de ?tirar foto no espelho para botar no Facebook?, como diz o funk, as meninas agora podem publicar as próprias fotografias com suas melhores roupas num aplicativo desenvolvido aqui mesmo na Cidade Maravilhosa. O app, gratuito e disponível para smartphones Android e iPhones, chama-se Dujour e é voltado para o mundo da moda ? os usuários (principalmente usuárias) postam suas próprias imagens vestindo as mais variadas roupas e mostrando seus looks favoritos numa espécie de rede social móvel.

? As pessoas podem seguir os usuários, curtir (com um pequeno coração) os visuais mostrados, enviá-los para os amigos e também compartilhá-los em seus feeds no Facebook, Twitter ou Instagram ? diz Alexandre Van de Sande, designer de formação e um dos fundadores da Dujour, start-up homônima que desenvolve o programinha.

A empresa, que tem uma equipe de oito pessoas, acaba de se mudar para um casarão em Botafogo que funciona como uma cooperativa de start-ups, e seus fundadores, não faz muito tempo, ainda tinham outros empregos em sites. Agora, dedicam-se integralmente à empresa, que já foi convidada para apresentar o aplicativo em eventos em São Paulo (The Next Web), Nova York e San Francisco.

Com 85 mil usuários, a maioria de mulheres ? muitas adolescentes, mas também na faixa entre 35 e 40 anos ?, o app Dujour teve como inspiração inicial um blog de moda da esposa de Alexandre, Fernanda, que postava fotos de ?looks do dia?.

? Vimos que havia potencial nessa seara (dois sócios trabalharam no site Bolsa de Mulher) e, com a ajuda de R$ 20 mil emprestados de um amigo, começamos a desenvolver o produto em outubro de 2012. Depois ficamos um tempo na aceleradora Papaya Ventures, que investiu mais R$ 20 mil ? conta Alexandre.

Na temporada na Papaya, eles refinaram o produto e começaram a ganhar escala, tanto que se mudaram para a nova sede poucos dias. Além de receberem os convites internacionais, já se capitalizaram mais, através de investidores-anjo, e agora concluem as opções de modelo de negócio para monetização.

Segundo Alexandre, um dos caminhos da receita será casar o app com o mobile commerce ? ?muitas usuárias nos contatam querendo saber onde encontrar aquela blusa ou saia? ? e outro trabalhar diretamente com as grifes para divulgação. Mas uma das partes mais interessantes do projeto consiste num ?analytics? das peças de roupa, que está sendo montado aos poucos.

? Essa análise permitirá ao fabricante saber o que acontece com suas roupas depois que são compradas: quem está usando mais, em que cidades aquela peça está bombando, que outras peças são mais combinadas com ela (por exemplo, que saias as meninas preferem usar com determinada blusa), a faixa etária e assim por diante ? diz o executivo.

Outros planos são criar áreas feminina e masculina no app. E também adaptá-lo para tablets Android e para o iPad (no momento o aplicativo só funciona em smartphones).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES