"Supertampão": plug poderia ter reduzido danos do Sandy; veja

"Supertampão": plug poderia ter reduzido danos do Sandy; veja

O objeto, originalmente criado como parte de um projeto antiterrorismo chamado "Resilient Tunnel", é um grande balão inflável

Uma nova tecnologia - um plug gigante e inflável - desenvolvida pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos em parceria com a West Virginia University, poderia ter reduzido alguns danos causados pelo furacão Sandy. De acordo com o Huffington Post, o uso do "supertampão" poderia ter evitado a inundação do metrô de Nova York.

O objeto, originalmente criado como parte de um projeto antiterrorismo chamado "Resilient Tunnel", é um grande balão inflável com formato que lembra uma cápsula, e uma tecnologia ainda em desenvolvimento. Ele pode ser preenchido com ar ou com 35 mil galões de água - quando cheio, fica com 5 metros de altura e 10 de comprimento, aproximadamente. Já quando está vazio, ocupa pouco espaço, podendo ficar armazenado em túneis, como os do metrô em Nova York, esperando para ser inflado remotamente quando for necessário.

O plug inflável também é resistente, sendo confeccionado em um processo de fabricação utilizado também para fazer trajes espaciais e ambientes espaciais infláveis.

"Nós conseguimos provar que esses plugs conseguem conter a água" disse Dave Cadogan, da empresa ILC Dover, fabricante do objeto."Eu gostaria que a equipe tivesse sido um pouco mais rápida e que já tivéssemos chegado ao desenvolvimento final", declarou ele.

Outros envolvidos no projeto disseram à CNN que apenas um plug da atual geração foi fabricado, e que levará pelo menos dois anos para produzir mais unidades e colocá-las no mercado.

Fonte: Terra