Suposta censura no Facebook gera desconfiança nos usuários

Suposta censura no Facebook gera desconfiança nos usuários

A rede social estaria avaliando posts em tempo real e escondendo os que lhe parecem

Um caso de bloqueio no Facebook gerou discussão sobre a possibilidade de a maior rede social do mundo estar avaliando posts em tempo real e escondendo os que lhe parecem "inapropriados".

Aconteceu com Robert Scoble, blogueiro que escreve sobre tecnologia. Ele comentou um post do colaborador do TechCrunch Max Woolf sobre a situação atual da cobertura feita por esses blogs especializados e teve seu conteúdo excluído automaticamente.

Quando foi verificar o que havia acontecido, Scoble recebeu a seguinte explicação: "Este comentário parece irrelevante ou inapropriado e não pode ser postado. Para evitar ter comentários bloqueados, por favor, esteja certo de que eles contribuem de maneira positiva ao post."

Ele entrou em contato com a área de relações públicas do site, segundo a qual a mensagem foi classificada erroneamente como spam. Contribuiu para isso o fato de que ele não é amigo de Max Woolf e seu comentário possuía três links.

"Na verdade, eu aprecio que o Facebook esteja tentando fazer algo sobre a qualidade dos comentários", admitiu o blogueiro, após receber o retorno. Mas ressaltou que a mensagem de erro falava sobre o conteúdo de seu comentário, e não sobre spam.

Após a confusão, ele postou o comentário no Google+

Fonte: UOL