EUA: Suprema Corte determina um mandado para buscas em celulares

A decisão unânime de 9-0 vai contra as regras das agências reguladores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta quarta-feira que policiais precisão de um mandado para apreender o celular de suspeitos detidos, uma decisão a favor do direito à privacidade num momento de maior preocupação com a invasão do governo nas comunicações digitais.

Em decisão do chefe de Justiça John Roberts, a corte disse que o direito da polícia realizar buscas num suspeito detido na cena de um crime sem mandado não se estende para a maior parte das circunstâncias envolvendo um celular. Há algumas situações de emergência nas quais uma busca sem mandado seria permitida, disse a corte.

A decisão unânime de 9-0 vai contra as regras das agências reguladores, incluindo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que queriam mais liberdade para buscas sem mandado. A decisão é uma vitória para os defensores da privacidade digital.

"Não podemos negar que nossa decisão hoje terá um impacto na habilidade da execução da lei no combate ao crime", disse Roberts. O direito à privacidade, disse, "vem com um custo".

A decisão parece estar em linha com a opinião pública, baseando-se em resultados da pesquisa da Reuters/Ipsos, que concluiu que 60,7 por cento dos norte-americanos consultados disseram que a polícia não deveria ter autorização para fazer buscas em celulares sem mandado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES