Tecnologia permite arrastar arquivos entre dispositivos com dedo

Tecnologia permite arrastar arquivos entre dispositivos com dedo

O Swÿp permite a troca de arquivos entre dispositivos com um gesto físico de um para o outro

Compartilhar arquivos digitais está a um passo de se tornar surpreendente graças a um projeto do Instituto de Tecnologia de Massachussets. Os pesquisadores Natan Linder e Alexander List estão desenvolvendo o Swÿp, um software que permite a troca de arquivos entre dispositivos com um gesto físico de um para o outro.

Ao contrário de outras tecnologias que buscam unir o universo físico ao digital, o Swÿp não usa sensores especiais, logo não precisa que os dispositivos sofram alterações para funcionar. A comunicação entre os aparelhos é feita usando funções já existente neles, como a tela touch e a conexão Wi-Fi.

O programa funciona a partir da reunião de informações simples dos aparelhos: a sua localização e os detalhes das contas. A partir disso, basta colocar os dispositivos (com o software já instalado) lado a lado e fazer a troca de dados com um simples deslizar do dedo de uma tela para a outra.

Como o software tem código aberto, os pesquisadores esperam ter ajuda de outros desenvolvedores para impulsionar o projeto, seja através de melhorias ou da sua incorporação a outros aplicativos. ?Eu realmente acho que o futuro é chegar a um ponto em que, se você tiver um iPhone, um Android ou uma tela para se conectar, então você poderá aplicar este software,? disse Natan Linder ao The Huffington Post.



Um dos objetivos dos criadores do Swÿp é uni-lo ao LuminAR, outro projeto em que Linder trabalhou, capaz de transformar uma superfície qualquer em um espaço interativo por meio de projeções feitas com uma luminária.

Fonte: Tech Tudo