Tecnologia pode carregar celular em 30 segundos e carro em minutos

Tecnologia assustadora pode carregar seu celular em 30 segundos e um carro em minutos

Tecnologia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma empresa israelense chamada StoreDot, localizada em Tel Aviv, parece ter desenvolvido uma tecnologia capaz de carregar um celular em poucos segundos e um carro elétrico em minutos, através do uso de nanotecnologia para sintetizar moléculas artificiais.

A bateria pode armazenar uma carga muito maior de forma mais rápida, com efeito de agir como uma esponja superdensa para absorver a energia e mantê-la.

Apesar do protótipo ainda ser grande demais para caber em um celular, a empresa acredita que o produto estará pronto para comercialização em 2016, em forma de uma bateria slim capaz de absorver e fornecer carga de um dia inteiro para um smartphone, em apenas 30 segundos.

“Trata-se de novos materiais, eles nunca foram desenvolvidos antes", disse Doron Myersdorf, o fundador e chefe executivo da StoreDot, cujos investidores incluem Roman Abramovich, o bilionário russo proprietário do clube de futebol inglês Chelsea.

A inovação é baseada em torno da criação de "nanopontos”, que a StoreDot descreve como moléculas bio-orgânicas. Os nanopontos alteram a forma comportamental de uma bateria, permitindo a rápida absorção e a manutenção crítica da carga.

A empresa levantou 48 milhões de dólares em duas rodadas de financiamento, incluindo o apoio de uma fabricante líder de telefonia móvel. Myersdorf se recusou a nomear a empresa, mas disse que era asiática.

Com o número de usuários de smartphones previsto para chegar a 1,75 bilhão este ano, a StoreDot vê um grande mercado. "Vivemos em um mundo totalmente tecnológico. As pessoas estão constantemente procurando uma tomada para carregar seus aparelhos. A StoreDot tem o potencial para resolver este grande problema moderno", disse Zack Weisfeld, que já trabalhou com empreendimentos do setor de telefonia móvel em todo o mundo.

"Eles ainda têm um caminho a percorrer, para lidar com o tamanho da bateria e do ciclo de poder de carga (número de vezes que uma bateria pode ser recarregada em sua vida), mas se solucionável, será um grande avanço", disse Weisfeld à Reuters.

Myersdorf disse que um telefone de carga rápida custaria até 150 dólares a mais do que os modelos atuais e seriam capazes de lidar com 1.500 ciclos de recarga/descarga, dando-lhes cerca de três anos de vida, aproximadamente.

Ele espera usar a mesma tecnologia para criar uma bateria de carro que recarrega em dois ou três minutos, em vez de modelos atuais, que geralmente precisam ser carregados durante a noite.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES