Televisão do futuro: emissora lança noticiário gravado em 360º

Televisão do futuro: emissora lança noticiário gravado em 360º

A nova aposta pretende oferecer aos telespectadores galerias de imagens e vídeo do estúdio inteiro

A emissora de TV britânica BBC pretende levar a experiência de assistir a um telejornal a outro patamar. Usando câmeras especiais, um boletim de notícias foi gravado em 360º e pode ser visto de maneira completamente imersiva por meio de um Oculus Rift.

A nova aposta pretende oferecer aos telespectadores galerias de imagens e vídeo do estúdio inteiro, assim como de eventuais coberturas em ambientes abertos. A emissora abandonou gravações em 3D em 2013 e já está transmitindo alguns programas na resolução 4K, também em caráter de testes.

Não se sabe, porém, se o projeto vai decolar. A tecnologia é cara e o Oculus Rift ainda atende apenas a uma pequena parcela de entusiastas. O Facebook, que adquiriu a companhia de realidade virtual este ano, teria que investir muito ainda para a massificação do produto de modo que programas de TV possam aproveitar a vantagem.

Enquanto isso, a Sky também já estaria produzindo um documentário que aproveita de gravações de oito câmera, formando imagens de florestas e outras paisagens naturais em 360 graus ? certamente, algo que tem o apelo necessário para fazer as pessoas adquirirem esse tipo de conteúdo. O vídeo do telejornal da BBC pode ser baixado diretamente pelo site oficial, em formato ZIP, para Windows ou Mac OS

Fonte: Tech Tudo