Teresina amplia número de vagas para crianças com menos de 4 anos

Foram construídas novas creches e salas e aula

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esta semana que no Piauí 70,5% das crianças menores de quatro anos não estão matriculadas em creches e escolas. No contraponto, a Prefeitura de Teresina aponta para uma mudança de cenário na Educação Infantil da capital e mostra outra realidade com vagas para todas as crianças de quatro anos e o registro de mais de 7 mil crianças de três anos frequentando a escola.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Teresina universalizou ainda em 2016 a educação para quatro e cinco anos de idade.

“Para isso, utilizamos a estratégia de priorizar as matrículas desta faixa etária, abrindo vagas para crianças menores somente em segundo momento. Já em 2017, o grupo prioritário abrangeu também crianças de três anos”, explica a secretária executiva Irene Lustosa.

Com a construção de novas creches e salas de aulas para atender as necessidades apontadas em anos anteriores, a capital registra hoje um total de 22.871 alunos matriculados na Educação Infantil, sendo 15.574 com idade de quatro e cinco anos, e mais 7.297 de até três anos. Os alunos estão distribuídos em 151 Centros Municipais de Educação Infantil.

Irene destaca que o avanço nas matrículas cumpre metas prioritárias dos planos nacional e municipal de Educação. As metas estabelecem o ano de 2024 para os municípios garantirem vagas para 50% das crianças de três anos. Otimista, a secretária executiva da Semec fala em avançar para a faixa etária de dois anos.

“Teresina está a frente no cumprimento das metas. Já garantimos bem mais que a metade das crianças de três anos na escola. Com a construção de mais 17 CMEIs, o prefeito vai trazer novas vagas para dois anos e até para bebês a partir de 6 meses, com berçários”, anunciou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES