Ultrabook da Acer vem para unir design refinado e portabilidade

A boa notícia é que a fonte, assim como o aparelho, é pequena e leve se comparada à dos notebooks tradicionais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Ultrabooks chegaram ao mercado no ano passado com um objetivo: unir o design refinado, a mobilidade e a autonomia de bateria de um tablet com o desempenho de um notebook tradicional. O Acer Aspire S3, um dos primeiros aparelhos a chegar ao Brasil, cumpre essas tarefas, algumas mais, outras menos, mas levando a portabilidade ao pé da letra.

O aparelho que testamos é um ultrabook "de entrada", com preço mais acessível, e por isso com configurações mais básicas do que os concorrentes: processador Core i3 de 1,4 GHz, 4 GB de RAM e 320 GB de HD. A meta dos ultrabooks é chegar a até nove horas de energia sem precisar plugar na tomada, mas os testes do aparelho da Acer levaram a uma autonomia de pouco menos de cinco horas, sempre com conexão Wi-Fi, navegação na web e consumo multimídia. A boa notícia é que a fonte, assim como o aparelho, é pequena e leve se comparada à dos notebooks tradicionais.

A escolha pelo uso de disco rígido, enquanto a maioria dos aparelhos da categoria usa memória flash, pode ser a responsável pela fraca autonomia de bateria. A memória flash, ou SSD, usada pela maior parte dos concorrentes, é mais rápida e consome menos energia - mas também é mais cara.

Design

Por fora, o ultrabook da Acer tem um design refinado: acabamento em metal, ultrafino (apenas 13 mm) e ultraleve (1,4 kg). Tamanho perfeito para quem precisa passar o dia todo com um notebook a tiracolo, não quer carregar peso e ainda reluta em trocar o PC pelo tablet. Ao abrir o aparelho, porém, a moldura da tela LED de 13 polegadas e o apoio para o braço com acabamento em plástico decepcionam um pouco em um aparelho que chegou para revolucionar o mercado de notebooks.

O tamanho, se por um lado dá mais mobilidade, por outro força o usuário a se acostumar com uma nova forma de trabalhar no PC. O design ultrafino faz com que as teclas percorram uma distância menor para baixo ao serem pressionadas, mas é um problema que se resolve com um pouco de prática. A digitação fica complicada mesmo é pela distância entre as teclas e pelo tamanho de algumas delas. Para economizar espaço, as teclas direcionais e o enter, por exemplo, ficaram bastante reduzidas. Algumas ganharam funções duplas, como os botões direcionais que, com uma combinação de teclas, também exercem os comandos de volume e brilho da tela.

Conectividade e desempenho

O foco em tornar o aparelho um dispositivo móvel de verdade fez a Acer desistir de uma entrada para cabo de rede. Portanto, sem uma conexão Wi-Fi por perto ou um modem 3G, nada de internet no Aspire S3. A conectividade, por sinal, é um ponto fraco do Ultrabook. O PC tem apenas duas entradas USB, leitor de cartão de memória e uma porta HDMI. Quem procura por portas mais velozes, como a Thunderbolt ou USB 3.0, não vai encontrar.

Quem acha que vai ter um desempenho "ultra" no ultrabook da Acer também pode ficar um pouco decepcionado. O Aspire S3 com Core i3 é um ótimo aparelho para quem quer executar as tarefas mais básicas do dia a dia, mas quem procura por configurações mais robustas vai ter que ir atrás de versões mais caras pelo mercado, tanto da Acer quanto de outras fabricantes.

Um outro destaque dos ultrabooks é a velocidade para que o aparelho acorde do seu estado de suspensão: cerca de oito segundos. Algumas marcas prometem um retorno mais veloz, de até quatro segundo, mas não foi o que se encontrou por aqui: o Acer S3 levou entre 10 e 12 segundos. A ideia é que os ultrabooks possam ficar suspensos e gastando um mínimo de energia durante dias, e retornem ao trabalho (e conectados) em poucos segundos, sempre que o usuário precisar.

Futuro

O conceito dos ultrabooks foi anunciado pela Intel em maio do ano passado. Grande aposta da indústria para reaquecer o mercado de PCs, que vem caindo em virtude da popularidade dos tablets, essa nova categoria de produto promete chamar a atenção para os próximos anos. A Intel estima que, até o fim deste ano, os ultrabooks sejam responsáveis por 40% dos notebooks vendidos.

Um fator a observar nos próximos meses é o preço. Mesmo o Aspire S3 com a configuração mais básica da Acer pode ser encontrado nas lojas por R$ 2.799, ainda salgado para o que a maioria das pessoas pretende gastar em um notebook. O que se deve levar em conta é que os ultrabooks fazem parte de uma categoria que está no mercado há menos de um ano (o MacBook Air, da Apple, mesmo que apresente caraterísticas de design e e de funcionalidadessemelhantes aos ultrabooks, e tenha inspirado muito o modelo da Intel, não entra oficialmente embaixo desse "guarda-chuva"), os preços devem ir caindo daqui pra frente.

Para ganhar o selo de ultrabook, os fabricantes precisam respeitar as especificações exigidas pela Intel, e essas especificações vão evoluindo nas próximas gerações do aparelho. Nessa fase inicial, todos os ultrabooks são equipados com o processador Sandy Bridge da Intel. O plano de desenvolvimento previsto pela empresa vai exigir que as novas gerações, pelo menos até 2013, acompanhem a evolução na arquitetura de processadores da companhia. Por isso, vale ficar de olho nas inovações que virão nos próximos anos, e ver se os ultrabooks conseguirão reaquecer o mercado de PCs ou até mesmo deixar netbooks e notebooks para trás.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES