Veja dez casos de censura que causaram polêmica no Facebook

O Facebook é uma ótima ferramenta para compartilhar e divulgar conteúdo próprio

Mônica Arpor e a foto censurada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Facebook é uma ótima ferramenta para compartilhar e divulgar conteúdo próprio. Assim como outras redes sociais, o site vangloria-se de ser um espaço aberto para a liberdade de expressão e difusão de ideias para qualquer pessoa. Por isso mesmo alguns casos de censura costumam causar tanta polêmica e indignação. O TechTudo relembrou dez casos de censuras indevidas na rede social.

10. A controversa celebridade americana Courtney Stodden, que ficou famosa em 2010 por ter se casado aos 16 anos com um adulto de 51 e por publicar fotos sensuais, teve seu perfil do Facebook banido em outubro do ano passado. O motivo citado pela rede social foi a presença de "conteúdo sexual inapropriado", um problema provavelmente agravado pelo fato dela ainda ser menor de idade. "Muito sexy para o Facebook?", perguntou a própria em sua conta pessoal no Twitter.

No dia seguinte, o Facebook colocou a página dela de volta e pediu desculpas. Courtney ficou aliviada e disse que o caso era resultado de ataques de cyber-bullying.

09. O Facebook também já implicou com nomes de cidades e de pessoas em sua rede social. Em 2010, por exemplo, páginas com a palavra "Palestina" chegaram a ser banidas, assim como novos membros com o sobrenome "Arab" eram impedidos de abrir uma conta na rede social. Além disso, apenas em janeiro deste ano o Facebook liberou os residentes da cidade irlandesa Effin citarem o local como sua cidade natal.

08. Páginas criadas por ativistas ingleses foram removidas pelo Facebook em abril do ano passado, em meio a onda de protestos que tem acontecido em várias partes da Inglaterra e do mundo. A rede social negou ter suspendido por alguma razão política: o motivo é que elas estariam registradas incorretamente como a de um membro individual, quando na verdade eram usadas como páginas de grupos ou organizações.

Alguns meses depois, em agosto, os perfis de alguns ativistas foram bloqueados pelo Facebook. Novamente negando qualquer motivação política, a rede social culpou um defeito no sistema de detecção de spam pelo problema.

07. Em 2010, o Facebook baniu a imagem do perfil da jornalista de celebridades Mônica Apor. Isso porque tratava-se de uma reprodução da capa da edição de julho daquele ano da revista Playboy, para a qual posou nua.

Como protesto, Apor postou no lugar uma imagem exibindo apenas uma tarja com a palavra "Censurado". E ainda reclamou no Facebook: "Cheio de perfis fakes e pornográficos por aí e vem me encher o saco!"

06. Em 2008, a mãe Heather Farley não só teve uma foto sua amamentando removida pelo Facebook como foi ameaçada de ser banida da rede social ao postar novamente a imagem. O problema, segundo o Facebook, é que ela exibia uma parte do seu mamilo

Como protesto, Heather Farley criou uma página chamada "Hey, Facebook, amamentar não é obsceno!", que hoje já conta com quase 4 mil membros. Ali, foi divulgado um link que exibe várias fotografias banidas pela rede social. A página continua até hoje sendo atualizada com casos recentes.

05. Uma foto da cantora Kylie Minogue segurando um enorme ursinho de pelúcia com um microfone no lugar errado foi banida pelo Facebook!

O motivo? Basta ver a imagem ao lado para entender. A cena aconteceu durante um show em uma boate GLS de Londres, quando alguém do público jogou o presente para a artista. O Facebook disse não autorizar "fotos que contenham nudez, uso de drogas ou violência".

04. A icônica capa do disco Nevermind, do Nirvana, foi censurada pelo Facebook em julho do ano passado. A imagem havia sido postada na página oficial da banda e foi removida por supostamente violar os termos de uso do site ao mostrar um bebê nu. A rede social parece ter se arrependido, já que a imagem foi republicada dias depois.

Esse não foi o único caso de capa de disco censurada. Em 2010, o Facebook baniu campanhas publicitárias do álbum Night Work, da banda Scissor Sisters. A capa mostrava as nádegas do dançarino clássico Peter Reed.

03. Em dezembro de 2011, uma fotografia que mostrava vários ciclistas besuntados em óleo e vestindo apenas sungas em Curitiba foi removida pelo Facebook. A imagem registrava uma homenagem feita ao Oil Man ("homem óleo"), um habitante da capital paranaense famoso por andar de bicicleta exatamente nesses trajes.

A foto foi postada pelo escritor Luiz Andrioli e compartilhada por mais de 500 pessoas, além de ganhar cerca de 600 comentários. O Facebook não revelou o motivo da remoção, mas suspeita-se que tenha sido porque ela mostra homens seminus.

02. A fotografia reproduzida ao lado, que mostra dois homens se beijando, foi censurada pelo Facebook no ano passado. Ironicamente, a imagem ilustrava uma página que convocava para um "beijaço gay", um protesto contra um pub inglês que expulsou um casal homossexual por se beijar. A explicação do Facebook é que a foto exibia "nudez ou algum tipo de conteúdo sexualmente sugestivo". Com a polêmica instaurada, o Facebook retratou-se dias depois, pedindo desculpas pelo erro.

01. Mamilos no Facebook são muito polêmicos, como se pode ver com o caso das fotos de mulheres amamentando. Mas banir uma foto de uma boneca com os seios nus não seria um exagero? Para o Facebook, não. A rede social agiu assim depois que uma designer de joias australiana, Victoria Buckley, divulgou sua linha de produtos com fotos estampando uma boneca de porcelana sem roupas como modelo.

A foto chegou a ficar meses exposta na página oficial da loja, até que em julho de 2010 foi banida por se tratar de "conteúdo inapropriado". Culpando um certo "puritanismo americano", Buckley demonstrou-se indignada. "Há um grupo de fãs de Michelangelo e eles têm uma imagem da estátua [nua] de Davi... Por que isso está permitido e a boneca não?", perguntou. Depois disso, ela chegou a publicar novas imagens, dessa vez censuradas, mas que ainda assim foram banidas. Atualmente, há fotos da boneca sendo exibidas na página. Em todas elas os "mamilos" e "órgão genital" estão escondidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES