Turbinada pelo iPad, Apple vende quase 20% dos PCs no mundo

Samsung aparece em 2º segundo lugar e a Asus em terceiro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas de notebooks e desktops com Windows registraram queda, enquanto as de tablets continuaram a aumentar durante o segundo trimestre deste ano, disse a Canalys Research em estudo divulgado na terça-feira (31/7).

A combinação dos envios ao varejo de tablets e PCs totalizou 108,7 milhões de unidades durante o segundo trimestre, crescimento de 11,7% em comparação ao ano passado. A empresa de pesquisas classifica como vendas de PCs os computadores pessoais (desktops e notes) e os tablets.

As vendas de tablets totalizaram 24 milhões de unidades, aumentando 75% em comparação ao ano anterior, com 22% do total. Esses dispositivos estão superando os PCs, e os envios ao varejo dos desktops com Windows teve nova queda, de 73%, entre todos os aparelhos considerados no estudo.

A Apple continua a liderar o mercado de tablets, com a Samsung em segundo lugar e a Asus em terceiro. O iPad domina as vendas, enquanto a Samsung foi a maior fornecedora de dispositivos Android no segundo trimestre com o Galaxy Tab, que duplicou em vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. A Asus beneficiou-se do crescimento dos Eee Pad.

Um nome notável que não aparece na lista é a Amazon, cujo Kindle Fire ficou disponível em setembro passado. A Canalys estimou que suas vendas no segundo trimestre ficariam abaixo de 500 mil unidades, um queda significativa em comparação aos trimestres anteriores. Analistas disseram que o novo tablet Nexus 7 com Android 4.1, da Google, continuará prejudicando as vendas do Kindle, e há rumores de que a Amazon lançará sucessores de seu aparelho com diferentes tamanhos de tela.

No geral, a Apple também foi o maior vendedor de PCs e tablets, disse a Canalys. A companhia de Cupertino vendeu 21,6 milhões de tablets e Macs juntos, com uma fatia de mercado de 19,4%, e crescimento de 59,6 % em comparação ao segundo trimestre do ano anterior. A HP, que apenas vende PCs, foi o segundo, comercializando 13,55 milhões de unidades, uma queda de 11,3%, com quota de mercado de 12,5%. A Lenovo e a Acer, fornecedoras de tablets e PCs, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente, com crescimento de 27% e 4,3% em relação ao segundo trimestre do ano passado. A Lenovo possuía participação de mercado de 12%, enquanto a Acer tinha uma fatia de 9,8%.

Microsoft

A Microsoft também está entrando no segmento de tablets com seus Surface e Surface Pro, que começarão a ser vendidos no mesmo dia em que os novos sistemas operacionais. Os dispositivos são a primeira tentativa da companhia na fabricação do hardware do Windows, mas a Canalys disse que os preços altos e a abordagem de vendas diretas poderiam prejudicar as vendas.

A pesquisadora também disse que a MS está incomodando os fabricantes de PCs com a decisão de fabricar seus próprios tablets, e recomendou publicamente que a empresa subsidie o desenvolvimento dos dispositivos com Windows 8, assim como a Intel tem feito com os 300 milhões de dólares que está investindo para que empresas desenvolvam os componentes e a tecnologia dos Ultrabooks.

A comercialização de PCS foi desanimadora, e uma nova categoria de laptops finos, os Ultrabooks, não ajudou a aumentá-las. Esses dispositivos novos ainda não atingiram preços baixos e precisam conquistar um grande número de compradores, disse a empresa de pesquisa em comunicado. Os aparelhos custam cerca de 650 dólares atualmente.

A linha tênue que separa os tablets dos PCs está prestes a desaparecer com os Ultrabooks e os ainda não lançados sistemas operacionais da Microsoft, Windows 8 e RT, que terão recursos de toque e serão lançados no dia 26 de outubro. Muitos Ultrabooks possuem telas sensíveis ao toque e podem se transformar em tablets por meio de telas removíveis. Os modelos híbridos de tablet e laptops deverão estar disponíveis nos próximos trimestres, vindos de empresas como Lenovo, Dell, HP, Acer e Asustek Computer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES