Twitter fecha o cerco a outras redes sociais e prejudica usuário

Tumblr está impedida de autorizar seus usuários a buscar os amigos de Twitter.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Twitter começou a usar uma espécie de bomba contra as demais redes sociais que o cercam. O mais recente adversário a sentir os efeitos da arma foi a rede de blogs Tumblr, impedida de autorizar seus usuários a buscar os amigos de Twitter. O Tumblr assim se une ao LinkedIn e ao Instagram na lista das empresas proibidas de pegar carona no gráfico social do Twitter, e há fortes expectativas de que o Flipboard seja o próximo.

O Tumblr, de sua parte, disse estar "verdadeiramente decepcionado com a decisão do Twitter". "Para nossa consternação, o Twitter restringiu a capacidade de nossos usuários para localizar amigos do Twitter no Tumblr", afirmou a companhia em declaração ao site de tecnologia "TechCrunch".

"Dado o nosso histórico de apoio à plataforma deles, isso é especialmente incômodo. Nosso serviço é responsável por centenas de milhões de tuítes, e permitimos alegremente o uso de Twitter Cards em nossos 70 milhões de blogs e 30 bilhões de posts, como um dos primeiros parceiros do Twitter."

Por que o Twitter está agindo assim? Se você raciocinar, é bem óbvio. Não quer que outras redes sociais, sejam elas estabelecidas ou ascendentes, peguem carona em seu gráfico social --a teia de interconexões de quem segue quem. Se analisado com eficiência, esse gráfico pode detalhar os interesses dos usuários e assim não só ajudar a construir uma rede social interessante mas facilitar sua monetização, especialmente via anúncios.

E é por isso que o Twitter passou a rejeitar os pedidos das redes sociais concorrentes, grandes ou iniciantes.

Além disso, o Twitter ocupa um lugar especial no ramo de redes sociais. É menor que o Facebook e talvez até que o Google+, mas seus usuários tendem a ser mais ativos e a ter interesses mais amplos. Isso faz deles, e de seus gráficos sociais, um ativo interessante para uma rede social que aspire a crescer e deseje conectar as pessoas.

Se o usuário puder transplantar facilmente seus amigos do Twitter para o Tumblr, há boas chances de que passe mais tempo no Tumblr. E isso não é o que o Twitter deseja, porque, se os usuários passarem menos tempo no Twitter, dedicarão menos atenção a seus anúncios.

O que o Twitter está dizendo para Tumblr, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais que desejam se tornar destinos atraentes para os internautas é o seguinte: boa sorte. Nós conseguimos nossos usuários do modo difícil. Agora é a vez de vocês.

Aposto que, até o final do ano, só uma rede social poderá ampliar sua lista de usuários usando o banco de dados de conexões do Twitter. A exceção? A Posterous, que o Twitter adquiriu em março.

A estratégia parece óbvia a ponto de não justificar que as pessoas se surpreendam com ela. O Twitter, que já recebeu US$ 1 bilhão em investimento do setor de capital para empreendimentos, não está no ramo de distribuir de graça seu gráfico social.

Já vimos uma versão anterior dessa batalha. Em 2008, o Google cortou o acesso do Facebook, então uma rede social em ascensão, ao Google Contacts, o que impedia usuários de importar endereços de e-mail do Google ao seu (novo) perfil do Facebook.

O Google alegou que, em troca, o Facebook teria de prover acesso recíproco --algo que a rede de Mark Zuckerberg não aceitou. Anos mais tarde, a decisão do Facebook se mostrou acertada: imagine se o Google tivesse podido explorar os dados do Facebook para criar o Google+.

A tática da bomba parece igual em toda parte; tudo o que é preciso para empregá-la é que uma empresa do Vale do Silício se torne o equivalente a uma potência nuclear --e hoje em dia isso quer dizer uma rede social com dezenas de milhões de usuários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES