Twitter fica mais parecido com Facebook no desktop e no celular

Twitter fica mais parecido com Facebook no desktop e no celular

Cara de pau? Twitter vem ganhando recursos que o deixam muito parecido com o Facebook

Os usuários do Twitter têm recebido, nos últimos meses, diversas mudanças na rede social de microblog. Novos recursos vêm sendo testados na web e nos aplicativos para celulares e tablets ? como a visualização de miniaturas de vídeos na timeline, curtidas em tuítes, marcações em fotos e alterações no layout. No site twitter.com, foi revelado um novo perfil de usuário, muito similar ao da rede social "rival", dando destaque a fotos maiores e personalização com tuítes favoritos e até notificações em pop-ups. Os recursos modificam o Twitter e aproximam o microblog cada vez mais do Facebook.

Reunimos algumas dessas mudanças e explicamos também como se tornar um tester do Twitter beta no Android para que você tire sua própria conclusão: o Twitter está copiando o Facebook?

Tags em fotos

No final de março, o Twitter anunciou a possibilidade de adicionar tags em fotos para marcar pessoas que estivesse na imagem nos apps para Android e iOS. A marcação de até dez pessoas por foto não é foi a única novidade implementada que se assemelha ao Facebook. O Twitter também passou a permitir a publicação de até quatro fotos em um mesmo tuíte, criando uma espécie de álbum com miniaturas.

Perfis favoritos

O Twitter sempre permitiu salvar os tuítes favoritos para ler ou acessar depois, quando os posts apresentam links. Em março, a rede social passou a testar no aplicativo beta a função marcar perfis (e não apenas tuítes) como favoritos, algo semelhante à ?Close Friends? (amigos próximos) já existente no Facebook. A opção ?Fave People" apareceu para que fez a atualização da versão de testes no Android. Ela permite visualizar, em uma aba separada, apenas os tuítes das pessoas marcadas como favoritas.

Novos perfis

Em fevereiro, o Twitter informou que estava testando um redesenho do perfil dos usuários na versão web. O novo layout se assemelha bastante ao do Facebook, com uma foto de topo e informações em destaque como tuítes favoritos, escolhidos pelo usuário. A timeline ganhou tuítes maiores, que passaram a preencher duas colunas. As fotos também ficaram maiores e os tuítes, que ganharam o botão curtir no passado, foram organizados em tuítes de texto, foto e "curtidos" pelo dono do perfil.

A mudança do layout também deve atingir o aplicativo para iOS (iPhone). Como na versão web, a foto do usuário ficaria em destaque, juntamente com suas informações de perfil. A timeline fica dividade entre tuites de texto, fotos e usuários favoritos. Tanto na versão web quanto na móvel, apenas alguns usuários foram selecionados para testar as novidades; os dois perfis ficariam bem semelhantes.

Vídeos em apenas um toque

O Twitter também testa uma nova experiência para usuários dos aplicativos iOS e Android, que permite a visualização de vídeos com apenas um toque ? e não com três, até abrir o player, como era antes.

Com isso, os usuários podem ver miniaturas do vídeo na linha do tempo e para assisti-lo basta tocar no tuíte com o play. A nova forma de visualização é bem semelhante àquela que ocorre no Facebook, permitindo assistir gravações de dentro do aplicativo. A princípio, apenas parceiros do Twitter Amplify podem postar vídeos no novo formato, mas qualquer usuário consegue visualizá-los.

Retuíte ou compartilha?

A função de compartilhar (ou ?share?, em inglês?) é famosa no Facebook, bem como o ?Retuíte? é no Twitter. No entanto, desde março, alguns usuários do app para iOS notaram que os botões de ?retuitar? estão sendo substituídos pelo de compartilhar. A mudança tomada pelo serviço de microblog aproxima ainda mais o site do Facebook já que tem tom familiar para quem conhece a rede social.

O sumiço da @

Antigamente, tanto o Twitter quanto o Facebook requeriam o uso de @ antes do nome de um usuário citado em um post para que ele fosse tagueado (ou seja, para que fosse marcado). Há algum tempo, a rede social de Mark Zuckerberg passou a permitir marcações sem a necessidade de colocar a @, ou seja, ao inserir nome ou sobrenome da pessoa, bastando digitá-lo para marcá-la.

Ao que parece, a rede de microblogs também quer facilitar a vida dos usuários e testa a remoção da arroba para responder tuítes. A novidade foi notada por usuários do Twitter na versão beta para Android.

Suporte aos emojis na versão web

Em abril, o Twitter passou permitir a visualização de caracteres emojis para os usuários da versão web, assim como acontece no Facebook. Até então, apenas quem acessava a versão móvel da rede social de microblogs conseguia visualizá-los. Antes da liberação, o que aparecia eram caixas vazias.

Quantas pessoas viram seu tuíte?

O Twitter também andou testando no iOS uma função presente nos grupos do Facebook, que mostra quantas pessoas viram o seu post. Neste caso, funcionando para tuítes, o número de "views" foi observado por alguns usuários do teste beta do microblog no iPhone. O recurso mostra o número exato de visualizações de cada tuíte e, logo abaixo, as ferramentas de ?responder?, ?retuitar? e ?curtir?.

Como virar um beta tester

Para quem quer testar as mudanças, o Twitter libertou uma versão beta para usuários do aplicativo para Android. Para isso, basta acessar página do Twiter no Google Groups e clicar em ?Join?, para ter acesso à versão de teste no Google Play.

Após realizar uma série de procedimentos, como entrar no grupo, basta acessar um link e clicar em ?Become a tester?. Em seguida, é só fazer o download do app do Twitter, caso ainda não tenha ou atualizar a versão usada.

Fonte: Tech Tudo