Uespi leva aplicativo para um evento internacional; confira

O Mundo GEOXperience é considerado o maior evento anual no setor de soluções geoespaciais da América Latina e vai acontecer hoje em São Paulo

O aplicativo ?De Olho na Cidade?, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos (Opala), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), será apresentado no Mundo GEOXperience, o maior evento anual no setor de soluções geoespaciais da América Latina, em São Paulo, nesta quarta-feira (07).

O projeto com o título ?De Olho na Cidade: Uma plataforma aberta para o mapeamento de demandas sociais participativas? foi desenvolvido pelos professores José Bringel Filho, Constantino Neto, Marcus Vinicius, e pelos alunos Misael Costa Júnior, Caio Alves (Aluno de Especialização - Uespi/IFPI), Lorenzo Cunha, Gleydson Rocha e Henrique Motta. O grupo também contou com a colaboração dos professores Anchieta Araújo, Liliam Barroso e Giovanni Carvalho.

Lançado recentemente pelo Google Play, o aplicativo tem por objetivo aproximar o cidadão da administração pública. De acordo com o José Bringel Filho, docente de Computação e idealizador do projeto, o aplicativo funciona como uma espécie de ouvidoria inteligente interligada a uma rede social, o que segundo ele possibilita maior envolvimento da população com o cuidado da sua cidade.

?Este aplicativo visa propiciar uma administração pública mais participativa. Com o aplicativo qualquer cidadão pode postar problemas, sugestões e apontar necessidades através da criação de causas. Uma vez criada a causa, ela se torna visível a todos os participantes da rede social do aplicativo, que poderão então comentar, apoiar e compartilhar entre amigos?, pontua.

Este projeto possui ainda a parceria internacional com a Universidade de Grenoble - França (Laboratório Steamer), que é conceito A. A fan page do aplicativo pode ser acessada através do endereço:

www.facebook.com/olhonacidade. O Aplicativo está disponível para dispositivos móveis da plataforma Android por meio do link: play.google.com/store/apps/details?id=com.opala.eyesonthecity, e em breve também para iPhones.

DE OLHO NO PLACAR - O laboratório Opala fica sediado na Uespi, Campus Torquato Neto, e possui outros trabalhos desenvolvidos, como o aplicativo De Olho no Placar, que vai auxiliar em partidas de badminton.

O aplicativo permite que o juiz de linha utilize um tablet, com o aplicativo instalado, para marcar a pontuação feita pelos atletas dentro de quadra, possibilitando que o público acompanhe o andamento e os resultados dos confrontos do esporte pelo telão, que ?espelha? a tela do aplicativo e, futuramente, no celular. Assim todos poderão ficar de olho no placar e acompanhar os jogos.

Fonte: Ascom