Uso de celulares para fotografar aumentou 27%, afirma pesquisa

Uso de celulares para fotografar aumentou 27%, afirma pesquisa

A pesquisa também afirma que mais fotógrafos profissionais utilizam smartphones para fotografar

O número de pessoas que usaram um smartphone para tirar fotografias cresceu de 17% em 2010 para 27% em 2011, de acordo com estudo na empresa de análises NPD. Já fotografias feitas com máquinas fotográficas caíram de 52% no ano passado para 44% este ano.

"Não há dúvidas de que as câmeras dos smartphones estão melhorando e são úteis na maior parte do tempo. E graças aos celulares, as pessoas estão tirando mais fotos do que nunca", afirma Liz Cutting, diretora-executiva do NPD. "Os consumidores que usam seus smartphones para fotografar e fazer vídeos de momentos espontâneos, enquanto câmeras tradicionais são utilizadas para eventos mais importantes de suas vidas."

O estudo confirma dados publicados pelo site de fotos Flickr, de que o iPhone 4 é mais usado para tirar fotos do que uma câmera Nikon D90, a mais popular entre os usuários do serviço. Aplicativos como o Instagram e o Hipstamatic também ajudaram a popularizar as fotos e fazer com que qualquer pessoa conseguisse produzir boas imagens.

A pesquisa também afirma que mais fotógrafos profissionais utilizam smartphones para fotografar. Um exemplo dado pelo NPD foi que o jornal "The New York Times" utilizou imagens feitas por um iPhone para mostrar tropas dos EUA no Afeganistão em uma reportagem publicada em novembro.

Fonte: G1