Usuários de iPhone 4S dizem que Wi-Fi não funciona com iOS 7.1 49

A opção aparece desabilitada (cinza) e é impossível ligá-la.

O Iphone 4S foi lançado em 2011 | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parte dos usuários de iPhone 4S que fizeram o download do iOS 7.1, liberado pela Apple no início de março, relatam em fóruns na internet que não conseguem mais usar a conexão Wi-Fi nos smartphones. A opção aparece desabilitada (cinza) e é impossível ligá-la. Por enquanto, não há solução da Apple para o mau funcionamento.

A Apple Brasil afirmou que não comentará o tema. No entanto, a empresa indica sua página de suporte caso o usuário necessite de assistência.

Ao abrir o menu de acesso rápido, o usuário se depara com a mensagem: "Wi-Fi indisponível". Quando acessa a função em Ajustes, a tela fica "congelada" mostrando o botão do Wi-Fi desabilitado.

No fórum de discussões da Apple, o primeiro a reclamar do problema foi um usuário identificado apenas como "fahruzi", um dia após a Apple liberar a atualização para o iOS 7.1. Até o momento, o tópico em inglês intitulado "iOS 7.1 iPhone 4S - Wi-Fi indisponível... ajude" teve 66 respostas de usuários e a maioria conta passar pelo mesmo problema.

O bug aparentemente afeta apenas uma parte dos usuários do iPhone 4S ? não encontramos reclamações semelhantes em relação a outros modelos mais novos, como o iPhone 5 ou 5s. Consultamos assistências técnicas da Apple, que confirmaram ter atendido clientes com esse modelo de smartphone também com problemas no Wi-Fi após a atualização do sistema.

É possível encontrar, também no fórum de discussões da Apple, usuários que reclamaram de problemas com o Wi-Fi após atualizarem seus dispositivos para o iOS 7.0.4 (versão anterior à 7.1). Naquele caso, alguns diziam que era preciso ficar muito próximo ao roteador para a rede aparecer disponível no iPhone. Outros disseram que, apesar das redes disponíveis aparecerem, era impossível conseguir conexão.

Sem solução oficial

Usuários que buscam assistências técnicas especializadas em Apple são orientados a esperar. "Não há uma solução por enquanto. Estamos instruindo nossos clientes a aguardar uma atualização da iOS para uma possível correção desse problema", afirma André Marcelino, diretor da iPhone Fix, assistência técnica especializada em Apple.

Em todo caso, uma recomendação básica indicada pela Apple para solucionar problemas de Wi-Fi em qualquer iPhone é redefinir as configurações de rede em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede.

Além disso, é recomendável reiniciar o aparelho roteador antes de tentar conectar o iPhone à rede.

Gambiarras perigosas

Na tentativa de fazer o iPhone 4S voltar a se conectar ao Wi-Fi, alguns usuários recorrem a soluções alternativas encontradas em fóruns e no YouTube.

A mais bizarra delas (desaconselhada por especialistas) está no YouTube: esquentar o smartphone usando um secador de cabelo para forçar o iPhone 4S a entrar em modo de alerta de calor excessivo. O aparelho então é desligado e esfriado -- no freezer mesmo. Ao ligar o iPhone 4S e resetar as configurações de rede, o Wi-Fi voltaria a aparecer habilitado.

Marcelino, da iPhoneFix, afirma que essa técnica até pode resolver momentaneamente o erro, se ele for causado por uma intermitência na placa lógica do iPhone 4S, não pelo software. "Mas o problema volta a aparecer mais cedo ou mais tarde", diz.

De fato, quem tentou a "gambiarra" também relata nos fóruns que a solução é paliativa ? funciona durante um tempo, mas depois o Wi-Fi volta a aparecer desabilitado.

Mas o perigo mais evidente é estragar o aparelho ao aquecê-lo e esfriá-lo. "Esses procedimentos caseiros como usar o secador de cabelos e depois geladeira ou freezer elevam a temperatura da placa, que não contém apenas a antena do Wi-Fi. Todos os outros componentes ficam lá também e podem parar de funcionar", alerta Juliana Nishiyama, sócia-proprietária da iPhone Place, assistência técnica especializada em Apple.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES