Cnfira as principais mudanças na "Linha do Tempo" do Facebook

Cnfira as principais mudanças na "Linha do Tempo" do Facebook

Compare as áreas de notícias, chat, busca, notificações e eventos

Enquanto a nova " Linha do Tempo" ("Timeline") do Facebook vai sendo liberada aos poucos para usuários da língua inglesa e posteriormente para o restante dos usuários. Quem quiser conferir as novidades no seu próprio perfil pode se inscrever na fila de espera.

A nova interface traz mudanças significativas no que diz respeito à organização do conteúdo compartilhado, com a unificação do layout de todas as plataformas. A experiência do usuário ao navegar na página usando o browser ou através do aplicativo deverá ser a mesma.

Confira abaixo as principais mudanças e compare o visual do Facebook novo com o antigo:

Entre as novidades, o Feed de notícias recebeu uma atenção especial pela equipe de desenvolvimento do Facebook. Agora ficou mais fácil de acompanhar as atualizações de conteúdo que realmente interessam ao usuário.


Veja as principais mudanças na

O conteúdo definido que é filtrado e organizado em categorias agora também possuí uma contagem de novas postagens, sendo exibido no lugar do espaço que era destinado a exibição das últimas atualizações.

Reposicionamento do chat


Veja as principais mudanças na

O chat (messenger), que antes era exibido no canto direto, logo abaixo das atualizações do Feed de notícias, agora está posicionado no canto esquerdo, juntamente com os Favoritos. A exibição de contatos que estiverem conectados será logo abaixo. Ao que parece, o objetivo foi simplificar o acesso aos recursos da página, concentrando-os num um único local e destacá-los numa barra com uma cor totalmente diferente do tema em azul do Facebook e destinar uma área maior no lado direito para a exibição de publicidade.

Destaque para fotos e vídeos

Com a atualização, as fotos e vídeos postadas no mural receberão uma posição de destaque, as suas dimensões também aumentaram, se disponíveis, as informações de baseadas em geolocalização também serão exibidas com a legenda e comentários.

Conforme as postagens forem se destacando através de ?curtidas? e compartilhamento, a miniatura da imagens dos amigos será exibida ao lado da foto ou vídeo publicado. Na versão anterior, havia apenas uma contagem e para que o autor do post pudesse conferir que interagiu, era preciso um clique a mais sobre o indicador da contagem.

Melhorias nas mensagens de notificação


Veja as principais mudanças na

As notificações na página agora receberam comportamento idêntico ao do aplicativo para dispositivos móveis, o que reforça o objetivo já mencionado de unificar a experiência de navegação na página.


Veja as principais mudanças na

Busca


Veja as principais mudanças na

A busca padrão agora dá mais espaço para a busca social anunciada anteriormente.


Veja as principais mudanças na

Eventos

Após as mudanças anunciadas pelo Facebook, um grupo de estudantes da Áustria revelou que todos os eventos que usuário participou no passado agora começaram a aparecer no seu perfil.


Veja as principais mudanças na

Segundo testes do grupo, chamado ?europe-v-facebook?, mesmo eventos dos quais os usuários participaram no passado começaram a aparecer no perfil. "Por exemplo, participar de uma demonstração de partidos políticos, que pode levar a conclusões sobre a orientação sexual ou política do usuário, podem ser acessada centralmente?, disse Max Schrems, porta-voz do grupo.

Conforme Schrems, o Facebook já começou a revisar o problema. ?Enviamos as imagens para o Facebook. Por telefone, eles pareceram surpresos que os dados estavam acessíveis, mas destacaram que esses dados se referem apenas a eventos públicos como festas ou manifestações, não eventos privados?.


Veja as principais mudanças na

De acordo com os testes, agora é possível acessar como público eventos marcados apenas para que "amigos de amigos" vejam, independentemente das configurações de privacidade.

O grupo explica que, antes, esses dados já eram acessíveis publicamente, mas não eram fáceis de serem recuperados. "Até agora, eu tinha que olhar cada evento no Facebook para saber se um funcionário tinha ido. Agora, isso está centralizado e você consegue descobrir em um clique. O Facebook provavelmente irá dizer que isso já era público antes, mas o problema agora é que isso pode ser usado?, explicou Schrems.

Procurado, o Facebook esclareceu que ?o novo design da Timeline simplesmente permite que as pessoas vejam informações sobre eventos públicos para os quais foram convidadas em seu círculo social. E quem quer esconder essa informação pode facilmente fazê-lo alterando as configurações de sua linah do tempo ou em seu registro de atividades?.

Fonte: G1