Veja como usar o Viber no celular e conheça as principais funções do app

No celular, ele é compatível com aparelhos Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Viber é um aplicativo multiplataformas que permite que os seus usuários realizem tanto chamadas de voz como troquem mensagens de texto sem qualquer custo, independente de qual versão do serviço eles e seus contatos utilizem. No celular, ele é compatível com aparelhos Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone.

Apesar de diferenças de interface nas plataformas, o Viber tem um funcionamento muito básico e bem semelhante em todas elas. Independente de qual seja o seu smartphone, se ele estiver conectado à Internet, poderá aproveitar as mensagens e ligações gratuitas do Viber sem problemas. Se a conexão for 4G ou banda larga via Wi-Fi, melhor ainda.

Cadastro e sincronização

Após fazer o download do Viber, o usuário deverá ativá-lo. Fazê-lo é bem simples: é só inserir seu número de celular, do aparelho em que usará o app, e o Viber enviará uma senha de ativação via SMS. Coloque-a no campo em que for exigida e o aplicativo será rapidamente liberado para uso no aparelho.

Então, é hora de sincronizá-lo. O próprio aplicativo dá ao usuário a opção de incorporar contatos da agenda telefônica e ainda de conectá-lo ao Facebook. Caso o usuário aceite a sincronização, terá os contatos da agenda do celular e da lista da rede social que têm este aplicativo instalados.

Interações via mensagem e voz

A comunicação entre usuários do Viber pode ser feita via texto, na aba ?mensagens? e também via voz, na aba ?teclado?. Ou então indo diretamente em ?contatos? e tocando naquele perfil com quem deseja se comunicar. Com isso, o usuário escolherá se mandará texto ou realizará uma ligação.

Nenhuma das duas funções é paga. A comunicação entre quem tem o aplicativo não custa nada. A troca de mensagens é como no WhatsApp ou qualquer mensageiro, e fazer ou receber chamadas é bem parecido com o sistema do telefone normal, claro, com a diferença de ser necessário estar conectado à Internet.

Viber Out e Adesivos

Há também um conteúdo pago no Viber. O principal deles é o Viber Out, um serviço de ligações para telefones de pessoas que não usam o aplicativo. Semelhante ao Skype, o serviço permite compra de créditos para fazer as chamadas. No Brasil, ligar do celular, no Viber, para um telefone fixo custa R$ 0,07/min e para um celular R$ 0,52/min.

Porém, quando o WhatsApp anunciou a chegada de chamadas de voz ao mensageiro em 2014, o Viber liberou, por tempo determinado, as chamadas gratuitas para telefones fixos.

Além disso, o aplicativo oferece adesivos ? uma mania presente em aplicativos como WeChat e no próprio Facebook Messenger. São ?emoticons gigantes?, vendidos pela ?Loja de Adesivos?. Assim como o Viber Out, está no menu ?Mais? do VIber, onde são disponibilizadas ainda as opções de convidar amigos e mexer nas configurações.

Viber x WhatsApp x Skype

O Viber tem dois grandes concorrentes: o Skype, que é igualzinho a ele, oferecendo bate-papo por voz e por mensagem, ligações gratuitas e pagas, além de compatibilidade com telefones e PCs, e o popular WhatsApp, só para smartphones e com troca de SMS (porém, com mensagens de voz gravadas e previsão de receber ligações em breve).

O Viber e o Skype são mais completos do que o WhatsApp, que por sua vez parece ser mais popular entre os usuários de smartphones no Brasil ? até porque a qualidade do 3G nacional, em grande parte, ainda não permite o uso das chamadas de voz em tempo real do Viber (e muito menos os vídeos do Skype) para boa parte dos usuários.

Criou-se, basicamente, um conceito de que o Skype é para vídeo, o Viber é para áudio e WhatsApp para texto. Porém, o primeiro faz o que os outros dois fazem, e o segundo faz o que o terceiro oferece. Nesta briga, o público fica um pouco segmentado e o principal é saber o que você quer e quem dos seus contatos usa qual aplicativo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES