Venda global de tablets desacelerou com o passar dos anos, aponta o IDC

Apple lidera segmento, mas destaque é ascensão de pequenos fabricantes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A venda global de tablets no segundo trimestre de 2014 foi 11% superior à registrada no mesmo período do ano passado, de acordo com número divulgado pela consultoria IDC nesta quinta-feira. Em relação ao primeiro trimestre deste ano, as vendas apresentaram queda de 1,5%. Isso indica que, embora o segmento continue a crescer em 2014, o ritmo deve ser mais lento do que em anos anteriores.

O número de tablets vendidos entre abril e junho deste ano chegou a 49,3 milhões de unidades. Do total, 13,3 milhões (26,9%) eram iPads, queda de 9,3% nas vendas do produto da Apple em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa americana, porém, continua na liderança do mercado. A Samsung vendeu 8,5 milhões de itens no mesmo período, alta de 1,6%. A participação de mercado da fabricante sul-coreana, contudo, caiu de 18,8% para 17,2% no segundo trimestre.

A Lenovo, maior fabricante de computadores do mundo, foi a empresa que registrou maior crescimento nas vendas no período analisado, apesar do volume ainda pequeno. Foram vendidas 2,4 milhões de unidades, crescimento de 64,7% em relação ao segundo trimestre de 2013. Logo atrás, a Asus apresentou crescimento de 13,3% nas vendas, enquanto a Acer viu queda de 36,3% no último trimestre.

Na contramão, os pequenos fabricantes, responsáveis pelos tablets de baixo custo, responderam por quase metade das vendas (44%), crescimento de 33,4% no segundo trimestre. "Até pouco tempo, Apple e, em menor medida, Samsung, estavam à frente do mercado, sem sofrer impactos dos concorrentes. Agora é possível observar como os rivais menores estão crescendo", diz Jitesh Ubrani, analista de mercado da IDC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES