Videogame portátil Game Boy, feito pela Nintendo, faz 25 anos

Game Boy concorreu com Game Gear, da Sega; Lynx e TurboExpress

Game Boy completa 25 anos nesta segunda | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Game Boy, videogame da Nintendo que dominou quase totalmente o mercado de aparelhos portáteis, completa 25 anos de seu lançamento no Japão nesta segunda-feira (21). Ele foi desenvolvido por uma equipe liderada pelos engenheiros Gunpei Yokoi e Satoru Okada.

Mesmo após um quarto de século e o fim de sua fabricação em março de 2003, o Game Boy continua sendo o terceiro videogame mais vendido da história, com mais de 118 milhões de unidades de sua primeira versão e da posterior, com tela colorida, comercializadas no mundo todo.

Apesar de ser tecnologicamente inferior, o videogame de 8-bits da Nintendo conseguiu se impor com enorme diferença em relação a outros três videogames portáteis: o Game Gear, da Sega; o TurboExpress, da Nec; e o Lynx, da Atari.

O preço competitivo, a leveza, o consumo mais baixo de bateria e a longa lista de títulos de qualidade fizeram com que o Game Boy se transformasse em sinônimo de portátil.

Jogos bem-sucedidos como "Super Mario Land" e "Tetris" foram lançados simultaneamente e contribuíram para o esgotamento, em duas semanas, das primeiras 300 mil unidades no Japão e para as vendas de 40 mil aparelhos em apenas um dia nos Estados Unidos, onde começou a ser comercializado em julho de 1989.

Embora o Game Boy tenha sido um dos maiores sucessos comerciais da Nintendo, a empresa japonesa não preparou nenhum tipo de evento e nem sequer se pronunciou sobre a data.

Alguns jogos do portátil ainda podem ser adquiridos e jogados por meio da loja virtual do também portátil Nintendo 3DS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES