Vírus ataca smartphones com Android através de mensagens de texto;saiba

Vírus ataca smartphones com Android através de mensagens de texto

Um vírus que utiliza mensagens de texto para se difundir foi descoberto por pesquisadores da empresa de segurança digital Adaptive Mobile. O Selfmite, como é conhecido, manda SMS com um link malicioso para 20 nomes da agenda de contatos do smartphone contaminado, se propagando rapidamente.

O texto ?Dear [nome do contato], Look the Self-time,? é enviado seguido de um link encurtado pelo Google. A URL leva direto para um arquivo malicioso com o nome de TheSelfTimerV1.apk. Ao instalar o arquivo .apk, o programa ?The self-timer? passa a aparecer na lista de aplicativos do smartphone e começa a disparar as mensagens. O vírus também sugere a instalação do Mobogenie, aplicativo de gerenciamento de arquivos que já foi baixado mais de 50 milhões de vezes na Google Play.

A URL foi acessada mais de 2 mil vezes antes de ser excluída pelo Google, mas os pesquisadores alertam que novos links podem ter sido criados. A dica para quem não quiser ser infectado é evitar clicar em links desconhecidos e manter um antivírus para Android sempre atualizado.

Fonte: Tech Tudo