Vivo anuncia que vai impor limite de consumo na banda larga fixa

Bloqueio ou redução de velocidade virá após o limite atingido.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As franquias de consumo de dados, já comuns nos planos de internet de smartphones e tablets, vão chegar à banda larga fixa. A Vivo informou que os novos contratos da Vivo Internet Fixa, o antigo Speedy, virão com uma cláusula que estabelece o bloqueio ou redução de velocidade após o limite atingido no mês.

De acordo com o Tecnoblog, o novo limite mensal varia entre 10 GB e 130 GB, dependendo da velocidade da internet contratada. Segundo o novo contrato a franquia ilimitada valerá até dezembro de 2016 e, após esse período, "poderá ocorrer o bloqueio ou redução da velocidade."

A medida está sendo bem criticada nas redes sociais. No Facebook, foi criado no sábado o grupo "Movimento Internet Sem Limites" e tem mais de 251 mil curtidas. Também está rolando um abaixo-assinado "Contra o Limite na Franquia de Dados na Banda Larga Fixa". A petição online, que conta com mais de 571 mil assinaturas, será enviada às operados que oferecem o serviço, como a Vivo, Oi, NET e Claro, à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e aos Ministérios Públicos, assim que bater as 800 mil assinaturas.

Mas, se depender da Anatel, a medida não enfrentará entraves para ser aplicada. Em uma entrevista ao site Convergência Digital, o superintendente de Competição da agência, Carlos Baigorri, afirmou que franquia em conexões fixas não só é esperada como é benéfica ao consumidor. "Não existe um único consumidor, então para quem está abaixo da média, consome menos, o limite é melhor. E pior para quem consome muito", disse.

Na avaliação de Baigorri, a medida é positiva, já que hoje os usuários com menor consumo de dados pagam o mesmo do que os que consomem mais.

O site Manual do Usuário, no entanto, contesta que a franquia seja suficiente ao consumidor médio. Uma projeção feita pelo site mostra uma pessoa consome mais de 150 GB por mês numa banda larga de 5 Mb/s com uso básico, como navegação na web e e-mail, sem utilizar Netflix e YouTube todos os dias. Nos novos planos da Vivo, o limite é de 10 GB e 130 GB, dependendo da velocidade da internet contratada.

Em entrevista ao Tecnoblog, o Chief Revenue Officer da Telefônica Vivo, Christian Gebara, afirma que esse cálculo está errado e "exagerado". Ele afirma que a Vivo fez uma "análise de consumo" e que apenas uma porcentagem "muito baixa" dos usuários atingiria o limite da franquia.

Gebara disse que impor limite à internet fixa é uma "tendência mundial". "É um caminho sem volta, por ser uma tendência adotada mundialmente", disse ao Tecnoblog.

Procurada pelo HuffPost Brasil, a Telefônica Vivo esclarece que o limite vale apenas para quem adquiriu o serviço a partir do dia 05 de fevereiro deste ano, porém "com condições promocionais até 31/12/2016 de manutenção do serviço de internet sem bloqueio, mesmo após o término da franquia de dados contratada."

Por nota, a empresa ainda disse que fará um trabalho prévio educativo, por meio de ferramentas adequadas, "para que o cliente possa aferir o seu consumo". Ela acrescenta que a franquia de consumo de internet fixa já é praticada por alguns dos principais players do mercado.

De fato, o Telecom Americas, grupo formado pelas empresas Claro, NET e Embratel, utiliza a franquia de banda larga desde 2004. Porém, se o limite é ultrapassado, a internet não é cortada, mas a velocidade é diminuída para 2 Mbps, a menor oferecida pela empresa. A empresa informou que o modelo é praticado há anos e que está previsto no contrato. A Oi também adota o limite para internet fixa, mas não impõe restrições de uso, caso os limites sejam ultrapassados.

A Algar e TIM são as únicas que ainda não aderiram à franquia de dados na banda larga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES