Vivo quer usar banda ultralarga para lançar pacote de TV pela Web

Essa plataforma é uma das plataformas fundamentais para se ter uma boa solução de IPTV.

Vivo quer investir em banda larga de ultravelocidade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Telefônica Vivo pretende usar a estrutura de banda larga de ultravelocidade para impulsionar a plataforma de IPTV (TV paga baseada em internet), disse o presidente da empresa, Antonio Carlos Valente, nesta quarta-feira (1º).

"Nós temos já um projeto, que é trabalhar fortemente com a "ultrabroadband" [banda ultralarga]... Essa plataforma é uma das plataformas fundamentais para se ter uma boa solução de IPTV, uma boa solução de televisão, além da ampliação dos meios convencionais de cabo", afirmou a jornalistas, após participar de evento na sede da empresa, em São Paulo.

O executivo afirmou que a companhia está muito adiantada para o lançamento de uma plataforma potente de IPTV --que utiliza protocolo de internet para transmissão de conteúdo-- para as suas redes de fibra e de cabo, que foi anunciado no último trimestre de 2011. Ele, no entanto, não detalhou os investimentos necessários para essa tecnologia.

A expectativa de analistas do mercado é de que a IPTV aumente a participação de mercado de companhias como a Telefônica e a Oi, que visam explorar fibra óptica para oferecer produtos de ponta.

Segundo o presidente da companhia, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não pediu modificações no plano de investimentos e qualidade apresentado pela empresa à agência reguladora.

Apesar de não ter suas vendas suspensas pela Anatel como seus concorrentes Oi, Claro e TIM, a Vivo também teve que apresentar um documento com suas estratégias à agência reguladora.

"Nós estivemos na semana passada (em Brasília), e a Vivo estará fornecendo as informações que forem pedidas... O que a Anatel pediu depois da apresentação que fizemos foram informações mais detalhadas por Estado", disse.

Sobre o impacto da suspensão das vendas das concorrentes na Vivo, Valente afirmou que "não é nada relevante".

COMPARTILHAMENTO

O executivo também afirmou que as empresas já compartilham infraestrutura como forma de desafogar a rede de telefonia móvel.

Na véspera, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sinalizou que o governo poderá criar uma lei federal obrigando as operadoras a compartilhar infraestrutura, como uma forma de solucionar o problema da falta de antenas, devido às permissões limitadas para sua construção.

"Compartilhamento já é uma prática bastante utilizada. Acho que sempre pode ser melhorado o processo de compartilhamento. Talvez você possa criar algum tipo de mecanismo de interação, que seja um processo mais rápido", afirmou.

"Não conheço exatamente o conteúdo da lei. Tudo na vida pode ser melhorado, mas acho que já é intensamente praticado."

Representantes do setor afirmam que a nova geração de telefonia móvel demanda de três a quatro vezes mais antenas por conta da alta frequência (de 2,5 gigahertz) na qual o 4G inicialmente vai operar, que tem menor alcance.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES