Você tem senhas seguras? Site vai lhe ensinar como proteger todas elas

Password Day é um evento global realizado anualmente em 7 de maio

Você sabia que 90% das senhas utilizadas na internet são vulneráveis a ataques hacker? E que um a cada cinco usuários já teve contas de e-mail ou perfis em redes sociais invadidos? Para alertar os internautas dos riscos na rede social, a McAfee aproveitou o Dia Mundial da Senha Segura (ou Password Day), nesta quarta-feira, para lançar um site que orienta os usuários sobre o uso correto e seguro de palavras-chave: o www.passwordday.org/pt.

Veja dicas de segurança na web

O Password Day é um evento global realizado anualmente, sempre em 7 de maio, que conta com o apoio do Terra e tem o intuito de estimular as pessoas a realizarem a troca ou a atualizarem as senhas. Em 2013, a campanha contou com a participação de mais de 170 organizações e colaborou para a atualização de mais de 1 milhão de códigos de acesso. Para aderir ao Dia Mundial da Senha Segura, basta usar a hashtag #PasswordDay nas redes sociais.

O Terra aderiu ao #PasswordDay adotando uma frase do escritor, físico e astrônomo americano Clifford Stoll: ?trate as suas senhas como a sua escova de dentes. Não deixe ninguém usar e troque com frequência?.

O site criado pela McAfee conta com um medidor de força de senhas, que indica ao usuário o grau de segurança que determinadas palavras-chave. Aos que ainda acham que a senha ?123456? ou a data do próprio nascimento são boas opções para proteger dados importantes, a ferramenta vem bem a calhar. Entretanto, vale um aviso: o ideal é combinar uma senha segura e um bom serviço de antivírus, para otimizar a proteção ao computador ou aos dispositivos.

?Violações de segurança de pequeno e grande portes estão se tornando cada vez mais frequentes em todo o mundo. Por isso os consumidores precisam estar atentos e saber a importância da segurança das senhas, além de tomar medidas para evitar ataques", disse Michelle Dennedy, diretora responsável por privacidade da McAfee.

A empresa, integrante da Intel Security, também oferece diversas dicas para a criação de uma senha segura. Confira algumas delas:

- Em vez de criar uma senha complexa, crie uma senha mais longa (com 14 caracteres ou mais)

- Use um gerenciador de senhas

- Troque suas senhas regularmente

- Use senhas diferentes para bancos, e-mails e outros sites

- Use caracteres alfanuméricos e letras maiúsculas e minúsculas

- Não use datas ou fatos que possam ser encontrados online

- Não envie suas senhas por mensagem, e-mail ou de qualquer outra forma

- Não use senhas fáceis, (como 123456, senha, qwerty, etc.)

- Não use senhas contendo somente uma palavra.

Fonte: Terra