Wellington Dias discute situação de estados e municípios na Bahia

Governador defende acompanhamento assíduo da situação dos estados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve em Salvador, na Bahia, para tratar de pautas federativas. O chefe do executivo estadual se reuniu com os governadores da Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, Acre, Ceará e Bahia com a finalidade de discutir, principalmente, a situação do equilíbrio dos estados e seus respectivos municípios.

De acordo com o governador, há a necessidade de um acompanhamento assíduo por parte dos estados que enfrentam dificuldades.

“A cada dia surgem novidades que pioram a situação dessas regiões que sofrem com a falta de recursos para investimentos em educação, saúde, segurança, infraestrutura, dentre outros”, atentou Wellington.

Um exemplo disso, ainda de acordo com o governador, é a imposição da regra que retira dos municípios a parcela que, ao longo dos anos, lhes foi destinada por meio das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). “Sempre que o preço do petróleo cai, as Cides garantem as condições de um adicional, que é repassado aos estados e municípios”, esclareceu o governador.

A Contribuição de Intervenção incide sobre os produtos importados e sua comercialização, tendo como fato gerador os combustíveis em geral.  Do total arrecadado, uma parte é destinada ao Orçamento da União e a outra é distribuída entre os estados e o Distrito Federal, em cotas proporcionais à extensão da malha viária, ao consumo de combustíveis e à população. 

Para tratar de forma mais aprofundada sobre a situação dos estados e municípios, haverá, no dia 08 de novembro, um encontro com o Fórum dos Governadores. Os gestores do Nordeste, Norte e Centro-Oeste acompanham ainda a Repartição da Receita de Imposto de Renda, a multa de repatriação e o acordo do Fundo de Exportação previsto na Lei Kandir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES