Windows 7 tem bug na atualização do Brasil; confira como consertar

A atualização KB2823324 também se aplica ao Windows Server 2008.

Usuários brasileiros do Windows 7 reclamam desde terça-feira nas redes sociais que a última atualização da versão do sistema operacional da Microsoft impede que o computador seja religado. A descrição é de que após a animação do Windows o sistema volta às telas pretas iniciais e continua nesse ciclo indefinidamente.

A Microsoft admitiu, em comunicado, que está "ciente de que alguns clientes estão tendo dificuldades depois de instalar o update de segurança KB2823324 do Windows 7", lançado na terça. "O problema está atualmente somente no Brasil e estamos trabalhando ativamente para resolvê-lo", completa o texto.

A atualização KB2823324 também se aplica ao Windows Server 2008 e ao Windows Vista, mas nenhum usuário desses sistemas reclamou de problemas.

Como consertar


Windows 7 tem bug na atualização do Brasil; veja como consertar

Um artigo no TechNet, fórum da Microsoft, indica que quem instalou a atualização e ainda não reiniciou o computador pode ir no painel de controle, depois em "adicionar e remover programas" e em "Windows Update". No menu do lado esquerdo, em "atualizações instaladas", deve procurar o KB 2823324 e removê-lo.

Quem não atualizou automaticamente o sistema deve fazer o mesmo procedimento para acessar o "Windows Update". Então, deve buscar as atualizações pendentes e desmarcar a do KB 2823324.

Para quem já instalou, outra opção é a restauração usando o disco físico de instalação do Windows. O usuário deve reiniciar a máquina com o DVD dentro do leitor, e quando o wizard abrir, selecionar o console de recuperação. Então, deve abrir o Notepad, ir à pasta %windir%system32drivers e ver qual q versão do arquivo ntfs.sys instalada. Se a versão for a do KB2823324, deve-se renomear o arquivo para ntfs.sys_old.


Windows 7 tem bug na atualização do Brasil; veja como consertar

O usuário deve então ir até a pasta %windir%winsxs e procurar um arquivo Ntfs.sys mais antigo, ou seja, que não foi atualizado e portanto não tem o bug. Basta copiar o arquivo antigo e colar na pasta %windir%system32drivers, reiniciando o sistema na sequência.

Também com a mídia de instalação em mãos, é possível reiniciar o sistema e acessar, no console de recuperação, acessar o prompt de comando, digitando dism.exe /image:C: /cleanup-image /revertpendingactions. O "C:" é o local onde o usuário tem o Windows instalado, e deve ser mudado se o sistema operacional estiver em outro drive.

O site Gestão em TI afirma ter feitos testes com a ferramenta do próprio Windows de restauração de sistema que deram certo. O usuário deve reiniciar o computador e ficar pressionando a tecla F8. Depois, é preciso selecionar a opção "Recuperar o seu computador" e, em seguida, escolher um ponto anterior para a restauração.

É possível que apareça uma mensagem de erro, mas o usuário deve ignorá-la e reiniciar o computador. Haverá uma verificação de disco, seguida da inicialização normal. O site sugere que o computador seja, uma vez mais, reiniciado.

Ainda existe a possibilidade de voltar a um ponto de restauração usando o prompt. O comando é C:WindowsSystem32rstrui.exe - e, de novo, se o Windows não estiver no disco C:, o código deve ser substituído pela unidade certa.

Vale destacar que uma ou mais opções podem não funcionar para qualquer usuário. No Twitter, há reclamações de que a única solução foi a formatação do computador.

Fonte: Terra